Porque deve reiniciar o seu smartphone periodicamente?

Por Bruno Dias 1 min de leitura
Porque deve reiniciar o seu smartphone periodicamente?

Esta dica afigura-se como básica, mas efetivamente são inúmeros os utilizadores que não têm o cuidado de reiniciar o seu dispositivo móvel de tempos em tempos. 

Em muitos casos, os únicos momentos em que os smartphones desligam por completo acontecem quando a bateria é totalmente esvaziada ou então quando recebem uma atualização de software. É interessante ver como alguns utilizadores se convencem de que o desempenho do seu equipamento foi melhorado após um update, quando na verdade a magia se deveu exclusivamente ao simples ato de reiniciar. 

Porquê reiniciar?

Os motivos pelos quais se deve adquirir esse hábito passam sobretudo pela limpeza de ficheiros e processos do sistema, frequentemente responsáveis pela lentidão do aparelho. Em casos mais extremos, algumas falhas do sistema ou crashes em aplicações poderão ser corrigidos ao efetuar o procedimento. Aliás, costuma-se dizer que “reiniciar resolve metade dos problemas informáticos”.

Com que frequência o devo fazer?

É recomendado reiniciar o seu smartphone pelo menos uma vez por semana, o que deverá ser o suficiente para manter o seu desempenho e estabilidade na sua plenitude. A regra não é obrigatória, mas serve como referência. Sempre que sentir que algo de anormal se passa com o seu dispositivo móvel, o trivial procedimento de reiniciar deve ser o ponto de partida no processo resolutivo.