Elon Musk, CEO da Tesla, anunciou um novo veículo elétrico dedicado à condução 100% autónoma: o Cybercab. Este veículo é construído sem volante nem pedais, o que significa que precisará da aprovação das agências governamentais antes de entrar em produção.
O design é bastante futurista, com portas que se abrem para cima, como asas de borboleta, e uma pequena cabine com espaço suficiente para apenas dois passageiros. O veículo nem sequer tem ficha de carregamento, pois carrega por indução (sem fios).
O protótipo do Cybercab foi apresentado no evento "We, Robot" da Tesla, realizado no estúdio de cinema da Warner Bros. em Burbank, Califórnia, com muitas estradas não públicas para a demonstração.
Segundo Musk, os carros autónomos devem ser de 10 a 20 vezes mais seguros do que os veículos conduzidos por humanos e podem custar apenas 20 cêntimos por milha, em comparação com US$ 1 por milha dos autocarros urbanos.
Durante o evento, o executivo também destacou a ideia de os carros autónomos economizarem tempo. "Pense no tempo acumulado que as pessoas passam num carro e no tempo que elas terão para gastar com outras coisas, como livros, filmes, trabalhar ou o que for".
A Tesla planeia lançar a condução totalmente autónoma no Texas e na Califórnia no próximo ano, com o Cybercab a entrar em produção até 2027. Detalhes sobre o preço e a real disponibilidade do veículo não foram divulgados.