Elon Musk despede toda a equipa de gestão da rede Superchargers da Tesla. E agora?

Por André Morais 3 min de leitura
Elon Musk despede toda a equipa de gestão da rede Superchargers da Tesla. E agora?

No início do ano, a equipa responsável pela rede de Superchargers Tesla deparou-se com uma tarefa que desafiava o impossível.

Ex-colaboradores criticam duramente os novos objetivos definidos, classificando-os como surreais e incompatíveis com a trajetória de crescimento exponencial que a equipa vinha traçando. Mesmo com expectativas demasiado elevadas, os ex-membros afirmam "Cada vez que a fasquia era elevada, nós correspondíamos em conformidade"

Apesar dos lucros positivos no ano passado, Elon Musk despediu a equipa inteira da rede de Superchargers. A notícia caiu como uma bomba.

Segundo o que apurámos, a equipa já esperava uma ronda de layofs mas a eliminação total nem era sequer uma possibilidade.

"Criámos a melhor rede do mundo" e "Tínhamos tudo controlado. Não havia sinais de fragilidades" são algumas afirmações proferidas pelos ex-membros da equipa.

Infelizmente, o que consta nas afirmações não foi suficiente para salvar a equipa. Centenas de pessoas responsáveis pelo desenvolvimento, construção, expedição e manutenção da rede de Superchargers foram expulsas num ápice. Investidores e colaboradores expressam a sua preocupação com os clientes e com a própria Tesla.

A empresa está a passar por uma fase bastante complicada. No ano passado, as vendas e lucros apresentavam um declínio de cerca de 55%. O corte de preços diminuiu os lucros de forma substancial. Por conseguinte, Elon Musk teve que cortar em despesas. Ninguém esperava que o corte fosse tão brutal.

"Tudo teve um propósito. Tudo teve um objetivo." - fonte anónima

No passado dia 10 de Maio de 2024, Elon Musk destacou o futuro investimento de 500 Milhões de dólares na expansão e melhoria da rede de Superchargers. Contudo, sem uma equipa, paira um clima de incerteza no ar.

Segundo apurámos, o foco da Tesla está igualmente colocado na expansão da rede para sítios com maior demanda.

Supercharger é a melhor estação de carregamento. Porquê?

A conveniência, a velocidade de carregamento e o método de cobrança são os fatores que rotulam a rede Supercharger, como sendo a melhor do mercado.

A primeira estação Supercharger foi inaugurada na Califórnia, em Setembro de 2012 acompanhando os primeiros Tesla Model S. Os primeiros modelos forneciam 100kW, um número que competia com o standard de 62,5 kW, usado pelo Nissan Leaf.

Espalharam-se entretanto, pelas auto-estradas americanas. Com um ano de existência, as estações foram melhoradas a fim de atingirem os 120kW. Nos anos seguintes, a rede Supercharger espalhou-se pelo mundo, aglomerando 60.000 estações de carregamento em 4 continentes.

Hoje, as estações Supercharger suportam carregamentos até 250kW.

Estações Supercharger podem carregar outros veículos elétricos?

As estações Supercharger, mantiveram a sua exclusividade aos veículos Tesla durante cerca de uma década.

No final de 2022, a Tesla partilhou detalhes sobre o seu conector de carregamento NACS (North American Charging Standard) com as marcas concorrentes. Em 2023, a Ford anunciou a adoção do design do conector de carregamento NACS. Hoje, todas as marcas seguiram estas pegadas.

Eis as marcas compatíveis com o conector NACS:

    1. Acura
    1. Audi
    1. BMW
    1. Chrysler
    1. Dodge
    1. Ford
    1. Genesis
    1. GM
    1. Honda
    1. Hyundai
    1. Jaguar
    1. Jeep
    1. Kia
    1. Lexus
    1. Lucid
    1. Mazda
    1. Mercedes
    1. Mini
    1. Nissan
    1. Polestar
    1. Porsche
    1. Ram
    1. Rivian
    1. Scout Motors
    1. Subaru
    1. Toyota
    1. Volkswagen
    1. Volvo

O que reserva o futuro para a rede Supercharger?

O futuro mostra-se realmente incerto, após o despedimento da equipa responsável por este departamento.

Elon Musk, aponta que será desafiante e reforça que o foco será a expansão e melhoria das estações já existentes.