YouTube anuncia medidas contra uso indevido de Inteligência Artificial

Por António Guimarães 1 min de leitura
YouTube anuncia medidas contra uso indevido de Inteligência Artificial

A plataforma de vídeos YouTube fechou, recentemente, uma parceria com a agência de talentos CAA, uma das maiores do mundo. Esta parceria visa ajudar atores e atletas de alta categoria cujos traços faciais são utilizadas em conteúdos de Inteligência Artificial, sem a sua permissão.

O YouTube vai fornecer ferramentas de reconhecimento, que irão analisar todo o conteúdo do site, à procura de vídeos que contenham a face ou traços semelhantes às das personalidades famosas em questão. Após identificação dos conteúdos, a ferramenta permitirá submeter pedidos de remoção de conteúdo, mais ou menos como já acontece com as reivindicações de direitos de autor.

Através da CAA e a sua enorme lista de clientes, o YouTube pretende afinar esta ferramenta, antes de lançá-la de uma forma mais abrangente. Eventualmente, a plataforma de vídeos da Google pretende disponibilizar estas ferramentas para os criadores de conteúdo mais famosos, profissionais e até mesmo outras agências.

YouTube e CAA são uma parceria adequada

O YouTube considera a CAA uma parceira perfeita para o desenvolvimento desta tecnologia, pois é das agências que mais investe nos direitos digitais de imagem e agora, em Inteligência Artificial. A CAA é conhecida pelo serviço CAAvault, que analisa e captura os traços faciais, corporais e a voz dos seus clientes, para posterior proteção desses dados.

Esta também é uma forma do YouTube tentar "limpar" o seu nome. Com o advento da Inteligência Artificial, muitos criadores de conteúdo e artistas estão insatisfeitos com o YouTube e outras plataformas digitais. Isto porque as Inteligências Artificiais são muitas vezes treinadas com conteúdo protegido por direitos de autor, seja texto, arte ou semelhanças com personalidades famosas.

Existem ainda preocupações crescentes por parte dos próprios atores, que temem que o seu trabalho esteja ameaçado pela Inteligência Artificial. Por exemplo, assim que capturados os traços faciais de um ator e colocados num modelo de IA, qual é a necessidade de o voltar a contratar?