YouTube Music vs Spotify: Quais as principais diferenças?

Por Joel Almeida 4 min de leitura
YouTube Music vs Spotify: Quais as principais diferenças?

Conheça de seguida todas as diferenças entre dois dos mais populares serviços de streaming de música: YouTube Music vs Spotify. 

A indústria de música digital, sofreu uma grande evolução e revolução nos últimos anos. Isto deve-se claramente ao aparecimento de uma oferta imensa de serviços de streaming de música. Dito isto, hoje em dia, possuímos facilmente acesso a milhares de músicas e álbuns em todos os nossos dispositivos.

É inevitável relembrarmos que não à muito tempo, para ouvirmos música recorríamos a CD´s físicos ou à compra de MP3. Pois bem isso é coisa do passado, os serviços de streaming de música vieram para ficar e são o futuro do consumo de música.

Por esse motivo, iremos apresentar-lhe uma interessante comparação entre dois destes serviços que oferecem opções gratuitas.

YouTube Music vs Spotify: Plano gratuito 

Conforme lhe indicamos, em ambos os serviços possuirá planos gratuitos. Contudo existem algumas diferenças entre eles que poderão pesar na sua escolha.

No que respeita ao Spotify, terá de lidar com o facto das músicas funcionarem em modo aleatório. Desta forma apenas conseguirá escolher musicas especificas nas playlistscriadas pelo serviço para si, intituladas de Daily Mix. 

Para além disso, terá ainda de lidar com a limitação de poder avançar apenas seis vezes para a musica seguinte num período de uma hora.

Por sua vez no YouTube Music, não terá este tipo de restrições, ou seja, poderá escolher, avançar e recuar nas musicas que desejar. Porém como não há bela sem senão, para este serviço correr no seu dispositivo este terá de estar aberto e constantemente ligado. Consequentemente ficará impossibilitado de ouvir musica e realizar outra tarefa simultaneamente no dispositivo que estiver a utilizar. 

Relativamente à qualidade sonora contará com 160kbps no Spotify contra 128kbps do YouTubeMusic. Convém ainda referir que em ambos os serviços, terá esporadicamente anúncios.

YouTube Music vs Spotify: Conteúdo, Descoberta e Recomendações de novas músicas

No que respeita ao conteúdo disponível, existe um grande equilíbrio em termos variedade. Desta forma poderá contar com milhões de músicas, álbuns e artistas em ambas as plataformas.

Porém, no Spotify terá a possibilidade de ouvir igualmente os seus Podcasts favoritos. Ainda assim, apesar de no YouTube Music não ser possível usufruir de programas de audio, terá em compensação ao dispor vários vídeo-clips dos seus artistas preferidos.

Todavia existe um elemento em que o Spotify distancia-se dos restantes serviços de streaming existentes no mercado. Trata-se da descoberta de novas de músicas. A plataforma Sueca possui uma panóplia de playlists exclusivamente dedicadas e adaptadas aos seus gostos musicais.

Assim, possuirá todas as semanas o seu “mixtape semanal”, para além das seis playlists diárias, criadas criteriosamente para si. Não obstante no serviço da Google, também terá várias playlists automaticamente realizadas para si. Contudo estas não se equiparam às recomendações disponibilizadas pelo Spotify, no que concerne a géneros, quantidade e diversidade.

YouTube Music vs Spotify: Plano Premium

Relativamente aos planos opcionais premium pagos, os valores praticados em ambas as plataformas são ligeiramente diferentes. 

Desta forma no YouTube Music, terá um custo de 8,99 €/mês. Plano este que incluirá todas as vantagens do plano gratuito, bem como musica sem anúncios, reprodução em segundo plano e possibilidade de descarregar musicas para ouvir musica offline.

Por outro lado no Spotify, poderá escolher o plano individual que custa 6,99 €/mês ou o plano familiar que inclui 6 contas diferentes pelo valor de 10,99/mês. Por fim caso seja estudante poderá usufruir de um apelativo plano de 3,49/mês.

De salientar que em todos os planos anteriormente mencionados, terá acesso a musica sem anúncios, possibilidade de reproduzir uma musica ou álbum especifico que desejar ou descarregar musicas para ouvir offline.

YouTube Music vs Spotify: Conclusão

Por fim, após este comparativo facilmente concluímos que o Spotify é por esta altura a plataforma mais evoluída e que mais recursos oferece aos seus utilizadores. 

O seu factor diferenciador assenta essencialmente na excelente diversidade de playlists existentes. Conjuntamente à qualidade de recomendações e sugestões de musicas e artistas, que de momento nenhum outro serviço de streaming de musica oferece.

Adicionalmente terá ainda acesso a podcast´s, integração com o Google Maps e Waze e funcionalidades para partilha em redes sociais. Por tudo isto, o ”pack” oferecido é extremamente rico e muito completo para quem aprecia musica.

No entanto convém referir que o YouTube Music, é igualmente uma excelente opção. Apesar de ainda não contar com os mesmos recursos do Spotify, esta plataforma é recente e possui uma grande margem de evolução. 

Assim caso valorize a possibilidade de ver os Vídeo-clips dos seus artistas favoritos e livrar-se dos anúncios do YouTube, então o YouTube Music poderá ser uma interessante opção a ter em conta.

Por fim, tudo dependerá das suas necessidades e daquilo que mais valoriza num serviço de streaming de música. Podemos apenas assegurar-lhe que ficará muito bem servido, com qualquer um dos serviços apresentados.