A Apple acaba de oficializar durante a WWDC 2021 novas versões das suas plataformas que trazem diversas melhorias em prol de uma experiência de uso ainda mais interessante para os utilizadores.
Versões Developer Beta dos novos iOS, iPadOS 15 e macOS Monterey estarão disponíveis a partir de hoje. O Public beta só será disponibilizado dentro de um mês, com as versões estáveis programadas apenas para o final do mês de setembro. Conheça mais sobre as novidades a seguir.
iOS 15

O iOS 15 chega com foco em experiências partilhadas, a permitir que utilizadores possam utilizar o FaceTime para partilhar à distância música e filmes com amigos ou familiares – e o conteúdo poderá ser utilizado até mesmo de um telemóvel Android ou um PC com Windows.
O iMessage também permite a partilha de novos conteúdos como, por exemplo, notícias, links do Apple Music, novos layouts para álbuns e mais.
No novo sistema operativo para o iPhone a aplicação Fotos também foi atualizada e agora oferece inteligência artificial para auxiliar na sugestão de memórias, organização de álbuns, criação de slides com músicas do Apple Music e mais.
Outro extra interessante fica para o Modo de Foco, que vai permitir criar cenários diferentes para ocasiões distintas para que, dessa forma, o utilizador possa se concentrar nos estudos, trabalho ou alguma atividade importante – a novidade também chegará ao Apple Watch, iPad e Mac.
Extras para os AirPods Pro
Por fim, os AirPods Pro ganham funções especiais no iOS 15 graças ao Modo de Foco, a possibilidade de que notificações importantes sejam ditadas assim que recebidas. Mapas e Tempo também foram atualizados com melhorias notáveis e informações mais detalhadas.
Por falar em melhorias, o recurso Som Espacial agora é suportado também no macOS e na Apple TV, além do iOS e iPadOS, aprimorando ainda mais a comunicação via FaceTime e o consumo de conteúdo multimédia.
Os auriculares profissionais da maçã também contam agora com o chamado Modo de Escuta Aprimorada, que utiliza os microfones para focar na pessoa que está a falar na frente do utilizador, o que aprimora a audição de pessoas com deficiência.
iPadOS 15

O iPadOS 15 chegou com diversas melhorias durante a WWDC 2021, especialmente no multi-tarefas, sendo agora possível utilizar mais de uma aplicação simultaneamente com apenas um toque ou gesto, tornando mais fácil a produtividade.
Anotações ficaram mais acessíveis graças ao recurso Notas Rápidas, que aparecerá automaticamente e permitirá que o utilizador anexe às notas não só páginas e links como também diversas outras informações.
O novo sistema operativo do iPad facilita o acesso às bibliotecas que organizam apps em categorias de forma automática, oferecendo acesso tanto através do dock como via Home Screens dedicadas que podem ser configuradas com diferentes temas, designs distintos e mais.
Para os programadores, agora é possível criar aplicações diretamente do iPad e iPhone, graças ao auxílio da Inteligência Artificial. O Swift deve se tornar ainda mais acessível, até mesmo para aqueles que ainda não possuem um Mac.
watchOS 8

O watchOS 8, bem como as novas versões do iOS e iPadOS, agora permitem que os relatórios de Saúde sejam enviados directamente para o médico de forma mais segura, a trazer informações como ritmo cardíaco e alertas importantes, tornando mais fácil cuidar das pessoas importantes mesmo à distância.
O sistema também trouxe mudanças na interface, que agora está ainda mais intuitiva a tornar mais fácil tarefas como, por exemplo, a composição e edição de mensagens, visualização de fotografias, criação de lembranças diretamente do relógio e mais.
A Apple também anunciou aprimoramentos para o Apple Fitness+, o seu programa de exercícios que agora passa a adotar Inteligência Artificial para recomendar exercícios e outras formas para o utilizador se manter em movimento.
Partilhar imagens, vídeos e fotos diretamente do relógio também ficou mais fácil do que antes com o watchOS 8.
macOS Monterey

A nova plataforma para Macs foi apresentada na WWDC 2021 com novidades interessantes como, por exemplo, a possibilidade de utilizar o Controlo Universal no iMac, Mac e iPad Pro, como se fossem um só dispositivo, controlando-os através do rato, teclado ou trackpad do MacBook Air ou Pro.
O Safari ganhou um novo design com abas dinâmicas e melhor integradas à navegação que, inclusive, combinam as suas cores com a cor das páginas para uma experiência de navegação com menos distrações. Abas em grupo também prometem dinamizar a forma como utilizadores navegam na web. O browser da maçã agora torna-se compatível com extensões também no iOS e iPadOS.
Por fim, a Apple fechou a WWDC 2021 apresentando uma nova API de captura de objetos para o macOS que possibilita que utilizadores com um iPad ou iPhone possam criar versões 3D virtuais de objetos de forma fácil, e utilizar as criações nos mais variados projetos como jogos, educação, lojas on-line, realidade aumentada e outros.
O macOS Monterey também se torna compatível com o AirPlay, ou seja, agora o utilizador pode usar o ecrã do Mac como se fosse uma TV para espelhar conteúdo de outros dispositivos.
Continue a acompanhar toda a atualidade tecnológica mais relevante aqui no Life Patch e através da nossas redes sociais, Facebook, Instagram e Twitter.