Após anunciar que os utilizadores precisariam de concordar com novos termos de privacidade (que partilhariam dados com o Facebook) caso quisessem continuar a utilizar da aplicação, o WhatsApp foi abandonado por muitos utilizadores. Isto porque tais dados incluiriam logs de atividade, de conexão, interações com contas Business e mais, o que, compreensivelmente, não agradou toda a gente.
Devido à péssima repercussão, o WhatsApp resolveu pausar temporariamente o envio dos novos termos de privacidade, o que mitigou o problema por alguns dias, porém, a política vai ser re-introduzida já nas próximas semanas, período em que o mensageiro deverá alertar os seus utilizadores sobre o que muda antes de lhes pedir para aceitar os novos termos.

Numa publicação no blog oficial, o WhatsApp revelou que um banner será exibido na app com mais informações para que cada utilizador possa ler ao seu ritmo, incluindo detalhes sobre o que preocupa principalmente a todos – a partilha de dados. Todas essas mudanças estão relacionadas à investida recente do Facebook no eCommerce, o que possivelmente deve resultar em recursos para a compra de produtos e serviços no WhatsApp bem como acesso mais rápido à ferramentas para vendas.
O The New York Times acredita, inclusive, que o padrão de uso no WhatsApp poderá, em breve, até influenciar no tipo de anúncios que os utilizadores verão no Facebook e Instagram. O facto de muitas pessoas terem abandonado o WhatsApp em prol do Signal ou Telegram mostra o quão fácil é disseminar Fake News na aplicação, pois muitos acreditavam que seriam compartilhadas mais informações do que o necessário entre as apps.
Ainda no post do blog oficial, o WhatsApp justifica a necessidade de saber algumas informações sobre os seus utilizadores para que possa oferecer um serviço seguro e confiável, e até comenta sobre a curiosidade das pessoas em relação a outras apps que alegam serem melhores por terem acesso a menos dados.