Web Summit 2022: os principais destaques do evento

1140 0
Web Summit 2022- Flickr

A edição de 2022 da Web Summit teve como principal destaque as temáticas do metaverso, cibersegurança, crypto e a preocupação das tecnológicas em reduzir a pegada ecológica à medida que a inovação tecnológica avança. As empresas tecnológicas têm a noção que mais do nunca, o avanço tecnológico terá que estar aliado às politicas ambientais necessárias e essenciais para que a humanidade tenha um futuro mais sustentável e mais verde. Muitas delas já estão a implementar fortemente essas políticas.

A edição de 2022 da Web Summit, apresenta-se com números impressionantes. Esta edição da Web Summit contou com mais de 71 mil participantes, 1050 speakers, 1081 investidores, mais de 2000 jornalistas, 2296 startups, 342 partners, números estes, representados por 160 países, o que faz deste evento tecnológico a maior e mais importante conferência de tecnologia, empreendedorismo e inovação do mundo. Outro destaque curioso, é rácio de mulheres participantes na Web Summit 2022, 42%, o que não deixa de ser um número muito interessante e revelador do interesse cada vez mais comum das mulheres pela tecnologia.

Web Summit 2022- Flickr

Web Summit 2022: Cerimónia de abertura com personalidades conhecidas

O primeiro dia do evento ficou marcado com alguns nomes de peso na sessão de abertura da Web Summit 2022. A presença da esposa de Volodymyr Zelensky e Primeira Dama da Ucrânia, a saber, Olena Zelenska, Lisa Jackson (vice-presidente do meio ambiente, política e iniciativas sociais da Apple), Carlos Moedas (Presidente da Câmara Municipal de Lisboa), António Costa e Silva (Ministro da Economia e do Mar) e como não podia deixar de ser, Paddy Cosgrave (CEO e fundador da Web Summit), foram alguns dos intervenientes na sessão de abertura.

Com a abertura um pouco conturbada, uma coluna de som quase que caía em cima do público sentado por baixo, (felizmente sem consequências) Paddy Cosgrave, CEO da Web Summit, depois de tranquilizar a assistência, dá o pontapé de saída desta edição de 2022 e passou a palavra a Carlos Moedas.

O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, falou da visão que tinha para a cidade de Lisboa na edição de 2021 da Web Summit. Depois de mencionar algumas das suas medidas políticas entretanto já executadas, além da neutralidade carbónica para 2030 como meta principal, Moedas lembrou o seu sonho do ano passado em ter uma Fábrica de Unicórnios em Lisboa, mas que posteriormente foi ridicularizado. Um ano depois, Carlos Moedas anunciou com pompa e circunstância, que a Fábrica de Unicórnios de Lisboa é uma realidade. A Fábrica de Unicórnios de Lisboa irá operar no Hub Criativo do Beato.

Web Summit 2022- Flickr
Carlos Moedas na Web Summit 2022- Flickr

Depois, foi a vez do ministro António Costa e Silva anunciar um programa de apoio para as startups no valor de 90 milhões de euros (vouchers verdes) e ainda prometeu um regime fiscal mais atrativo para o setor.

Posterirormente, Lisa Jackson da Apple, entra no Centre Stage defendendo que as várias iniciativas ambientais da Apple são importantes, mas ainda não são suficientes. Lisa afirma que o trabalho das políticas ambientais com as comunidades são uma prioridade, em virtude de terem mais impacto nas mudanças desejadas. Também abordou as temáticas sociais ao afirmar que somente a educação é a única maneira de construir uma sociedade mais inclusiva e justa e que a tecnologia tem um papel muito importante na educação.

Para fechar o primeiro dia e com um forte dispositivo de segurança, que eu presenciei in loco, Olena Zelenska entrou discretamente no Altice Arena. Embora fosse a última talk do dia, foi certamente a mais ansiada pelo público. Por questões de segurança, a presença da Primeira Dama da Ucrânia na edição de 2022 da Web Summit foi mantida em segredo pela organização do evento tecnológico até ao dia de abertura, mas quando se soube que estaria presente, o interesse em ouvi-la foi generalizado.

Olena Zelenska- Primeira Dama da Ucrânia na Web Summit 2022. Foto de Piaras Ó Mídheach/Web Summit via Sportsfile

Olena Zelenska focou que a tecnologia tem de ser usada para o bem e não para o mal. Zelenska denunciou que a Rússia usa a tecnologia para oprimir o povo e para espalhar terror ao invés de ajudar as pessoas. Ao exibir imagens da destruição provocada pelo exército russo, Olena Zelenska afirmou que a tecnologia pode mudar o mundo, mas somente os humanos é que podem decidir qual o rumo que a tecnologia pode ter, ajudar em vez de destruir. A Primeira Dama da Ucrânia salientou que a segurança das infraestruturas da Ucrânia tem sido afetada e que os cidadãos são afetados por cortes de energia, comunicações e internet. A importância de reforçar a cibersegurança em infraestruturas como estas ficou evidente na talk de Olena Zelenska.

Web Summit 2022- dia 1: Alterações climáticas, Metaverso e Revolut

Uma talk no Centre Stage foi protagonizada por Sophia Kianni, ativista climática e fundadora da Climate Cardinals onde alertou que as informações relacionadas com as alterações climáticas não estão disponíveis para os habitantes de outras línguas, a não ser em inglês. Sophia Kianni alertou que não há informações das alterações climáticas suficientes traduzidas do inglês para outras línguas locais, o que impede que as pessoas em todo o mundo entendam verdadeiramente os perigos das alterações climáticas.

Na perspectiva de Sophia, isso só prejudica aqueles que mais precisam de acesso às informações. O objetivo da Climate Cardinals e de Sophia Kianni é ajudar as pessoas em todos os lugares possíveis a perceber o que está a acontecer com o planeta e a importância de reverter ou mitigar as alterações climáticas.

Sophia Kianni na Web Summit 2022- Flickr

O metaverso teve destaque no dia 2 da Web Summit 2022 onde Herman Narula, cofundador e CEO da Improbable alerta para os mitos e marketing do metaverso e aproveitou para dizer que a estratégia da Meta (Facebook) para o metaverso não é o caminho certo a seguir. Herman Narula revela o que na ótica dele é a verdade sobre o metaverso, explorando o que é preciso para construir um metaverso mais real e como ele mudará a sociedade. Atualmente o metaverso é um conceito que está a ser explorado pelas tecnológicas, embora esse conceito já tenha sido idealizado numa obra literária de ficção científica há quase 30 anos pelo escritor norte-americano Neal Stephenson com o seu livro “Snow Crash”.

Web Summit 2022
Herman Narula na Web Summit 2022- Flickr

Numa análise mais redutora, o metaverso é uma junção de realidade virtual com realidade aumentada e internet onde uma espécie de rede de mundos virtuais em 3D tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais como óculos AR/VR, de forma a existir uma conexão social entre os utilizadores, mergulhando-os nessa realidade de uma forma mais imersiva. Os utilizadores criam um avatar onde podem interagir uns com os outros, como se um mundo real se tratasse. Alguns talvez se lembrem do jogo Roblox, e para todos os efeitos, a lógica do metaverso pode ser entendida por intermédio desse jogo ou outros do gênero. Mas as gigantes tecnológicas querem ir muito mais além e apresentar um mundo virtual muito mais real, envolvente onde se consiga combinar o mundo real com o mundo virtual. Logicamente que questões de retórica se levantam. Será saudável para os relacionamentos humanos esse tipo de abordagem virtual?

Outros dois destaques do dia foram sobre a assistente virtual Alexa e o Revolut. Rohit Prasad, vice-presidente sénior da Amazon e engenheiro chefe da Alexa afirmou que a Alexa é muito mais do que uma assistente de inteligência artificial, é uma consultora confiável e uma companheira. Já o fundador e CEO da fintech Revolut, Nik Storonsky tem como ambição melhorar o produto, criar novos produtos e fazer o Revolut chegar a novos países.

Web Summit 2022- dia 2: NFTs, crypto, Formula 1 e Apple keynote

Muitos já ouviram falar de NFTs e crypto, mas eventualmente serão temas ainda um pouco estranhos e confusos. Neste artigo da CGD, pode saber o que são exatamente os NFTs e o seu funcionamento. Sobre os NFTs, Nicole Muniz, CEO da Yuga Labs abordou a importância da segurança dos ativos digitais, direitos da propriedade intelectual e as origens do Bored Ape Yatch Club. Quando questionada sobre a diferença entre uma imagem NFT e a mesma imagem em JPEG partilhada vezes sem conta na internet, Nicole diz que a imagem NFT transmite os direitos e a verdadeira propriedade desse ativo ao proprietário da imagem NFT. Essa propriedade exclusiva é algo que está a chegar de forma efetiva e dá aos consumidores a real possibilidade de se transformarem em proprietários.

Nicole Muniz na Web Summit 2022- Flickr

Já sobre a temática das criptomoedas (crypto) e cibercrime, Michael Gronager, cofundador e CEO da Chainalysis, afirmou que existem dois tipos de atacantes com mais relevo no mundo dos ciberataques relacionados com criptomoedas, os criminosos que estão ligados a estados ou países e os que atacam sozinhos. Para ele os cibercriminosos apoiados pelos estados são os mais graves, pois os fundos roubados pelos criminosos permitem a esses países financiarem a produção de armas nucleares e armas convencionais. Para Michael Gronager a necessidade de agir imediatamente após o ataque é muito importante, pois só dessa forma é possível mitigar os danos, ao tentar impedir que os cibercriminosos lavem o dinheiro roubado sem que ninguém se aperceba disso.

Outro ponto alto no Centre Stage do Altice Arena foi quando Toto Wolff, líder da equipa e CEO da Mercedes-AMG PETRONAS Formula 1 Team partilhou o palco com Oliver Steil, CEO da TeamViewer. No centro da talk esteve o importante trabalho da tecnológica TeamViewer na manutenção remota dos computadores da equipa de F1 da Mercedes.

Mais tarde foi a vez da doutora Sumbul Desai vice-presidente para a área de Saúde da Apple destacar a importância da tecnologia que ajuda as pessoas a terem vidas mais saudáveis. Basicamente foi uma repetição da Apple keynote de setembro, aquando o lançamento do novo Apple Watch. Ainda assim, Sumbul Desai afirma que a saúde está nas nossas mãos ao afirmar que as funcionalidades do Apple Watch ajudam as pessoas a terem atenção à sua saúde.

Sumbul Desai da Apple na Web Summit 2022- Flickr

Web Summit 2022- dia 3: Signal, Altice Portugal e Meta

O último dia do evento Web Summit 2022 encerra com temas importantes. Um deles tem que ver com a privacidade dos utilizadores ao usarem serviços de mensagens. Meredith Whittaker, presidente do Signal (ex Google: 2009-2019) afirmou que o seu modelo de negócios assenta na privacidade dos seus utilizadores ao contrário do WhatsApp em que o modelo de negócios é a recolha de dados do perfil dos utilizadores. Embora reconheça que ambos os mensageiros oferecem encriptação, a principal diferença é mesmo a privacidade oferecida pelo Signal ao contrário da aplicação da Meta que recolhe muitos dados dos utilizadores.

A CEO da Altice Portugal, Ana Figueiredo, também pisou o Centre Stage da Web Summit e explicou como a empresa está a adaptar-se às novas realidades como o 6G, tecnologia quântica e o metaverso. Também destacou que os laboratórios da Altice em Aveiro (Altice Labs) já chegaram a 300 milhões de pessoas. Para a realização da Web Summit 2022 a Altice Portugal instalou uma infraestrutura com mais de 50 Km de cabo, que estaria preparada para que 150 mil dispositivos pudessem estar conectados em simultâneo. Esta edição de 2022 gerou perto de 50 terabytes de tráfego de dados, o equivalente a 1 milhão de filmes em alta definição, disse Ana Figueiredo.

Ana Figueiredo na Web Summit 2022- Flickr

Ainda recalcando um pouco mais o metaverso, foi a vez de Naomi Gleit, chefe de produto da Meta, a falar sobre o tema mais badalado do evento. A vida não está fácil para a Meta (dona do Facebook) com as ações da empresa em queda acentuada devido a incertezas por parte dos investidores em relação à execução e retorno financeiro do projeto. Ainda assim, Naomi Gleit, principal executiva de produtos da Meta mostrou-se positiva em relação ao projeto e afirmou que ele já é uma realidade, dando alguns exemplos práticos de como o metaverso pode ser implementado. Naomi ainda afirmou que o metaverso não será propriedade de nenhuma empresa e que o objetivo é que seja aberto a todos os que querem contribuir para ele.

E estes foram alguns dos destaque mais importantes da edição Web Summit 2022, culminando com a subida do Presidente da República Portuguesa ao Centre Stage para o encerramento da edição deste ano. Ainda ouve tempo para mais um aperto de mão entusiástico do Presidente da República a Paddy Cosgrave. As datas do próximo evento, Web Summit 2023 já estão confirmadas e realizar-se-ão nos dias 13 a 16 de novembro.

Web Summit 2022- Flickr

Continue a acompanhar toda a atualidade tecnológica mais relevante aqui no Life Patch e através das nossas redes sociais, FacebookTwitter e Instagram. Ouça o nosso podcast, veja também as dicas que o LifePatch tem para si nesta página dedicada e outros artigos de Lifestyle.

Samuel Pinto

Samuel Pinto

Nascido na belíssima cidade berço, tem como preocupação a relação entre o Homem e a tecnologia. “O problema não é se as máquinas pensam, mas se os homens o fazem” - Skinner

Deixe um comentário