As vendas mundiais de smartphones tiveram um crescimento global de mais de 24% no primeiro trimestre de 2021, quando comparado com mesmo período do ano passado. Nos 3 primeiros meses de 2021 foram despachadas cerca de 340 milhões de unidades em todo o mundo.
Já desde 2015 que não se registava um aumento tão expressivo como o do primeiro trimestre deste ano. Entre janeiro e março, o mercado mundial de smarphones foi impulsionado pela alta procura dos consumidores por equipamentos mais recentes com conectividade 5G em vários patamares de preços. Segundo o relatório da Strategy Analytics, só a China teve um aumento de 35% no primeiro trimestre deste ano, atingindo as 94 milhões de unidades despachadas nestes três meses.
As 5 maiores fabricantes mundiais de smartphones conseguiram uma fatia de 76% de mercado mundial no primeiro trimestre de 2021. O ano passado essa fatia era de 71%. Embora as restrições da pandemia afetassem a produção de componentes, como chips e outros suprimentos tecnológicos, a verdade é que isso não afetou o desempenho das vendas das 5 maiores fabricantes mundiais de smartphones.

A tabela da Strategy Analytics mostra que a Samsung continua a liderar o mercado mundial com um crescimento de mais de 32%, colocando no mercado cerca de 77 milhões de smartphones entre janeiro e março, fixando a sua cota de mercado mundial nos 23%. Esse bom desempenho deve-se aos modelos de entrada da Samsung, mas a gama Galaxy S21 series também contribuiu para esse crescimento. A Apple conseguiu o 2º lugar do ranking ao despachar 57 milhões de iPhones para o mundo todo. Teve um aumento de 44% face ao mesmo período do ano passado, fixando a sua cota de mercado nos 17%. O sucesso deste crescimento deve-se ao iPhone 12 series.
A Xiaomi, também teve um trimestre muito positivo com um crescimento de 80%, colocando no mercado 49 milhões de dispositivos, conseguindo uma cota de mercado de uns expressivos 15% graças à sua expansão na Europa, África e América Latina. Por sua vez a OPPO, colocou no mercado global 38 milhões de dispositivos, conseguindo 11% de cota de mercado, um aumento de 68%. Por último a Vivo fecha o top 5 com um brutal aumento de 85%, despachando cerca de 37 milhões de dispositivos entre janeiro e março deste ano. À semelhança da OPPO, a Vivo também consegue uma fatia de mercado mundial na casa dos 11%.
A grande surpresa, foi o facto a Huawei nem sequer estar listada na tabela. Aquela que outrora ameaçou o trono da Samsung como a maior fabricante de smartphones do mundo, vê-se assim fora do top 5. As sanções aplicadas pelo executivo dos EUA são certamente a principal causa desta queda acentuada da gigante chinesa. Embora tenha no seu portfolio excelentes equipamentos, a falta dos serviços Google é um dos principais motivos que leva muitos utilizadores a descartar os equipamentos da Huawei. A empresa chinesa está a dar grandes passos no sentido de criar a sua própria infraestrutura e ecossistema, o exemplo da Huawei AppGallery, mas ainda há muito caminho pela frente.
Continue a acompanhar toda a atualidade tecnológica mais relevante aqui no Life Patch e através das nossas redes sociais, Facebook, Twitter e Instagram. Veja também as dicas que o LifePatch tem para si nesta página dedicada.