Veja as passwords das redes Wi-Fi às quais ligou o seu dispositivo Android

1542 0
sapmogo-mobile-2.gif

Com a chegada do Android 10, a Google implementou uma funcionalidade nativa no seu sistema operativo, que permite aos utilizadores verem todas as passwords das redes Wi-Fi, às quais os seus dispositivos Android foram conectados.

À medida que vai utilizando o seu dispositivo Android, é muito provável que o conecte a várias redes Wi-Fi, desde a sua casa, bares, ginásios, trabalho, casas de amigos e familiares, cafés, restaurantes, etc. Sempre que digita a password duma rede Wi-Fi, o seu dispositivo Android guarda-a, para que no futuro se volte a conectar à mesma rede Wi-Fi, sem ter de digitar novamente a password.

Contudo, se precisa de ver a senha propriamente dita de alguma rede à qual se conectou, mas esqueceu-se da password, ou simplesmente não tem forma de a obter novamente, saiba como ter acesso à senha alfanumérica guardada no seu smartphone. Embora no passado, algumas fabricantes adicionassem uma funcionalidade semelhante ao sistema operativo da Google, o facto é que não era um recurso nativo do Android.

Se tem um dispositivo com Android 10 ou Android 11 Beta, veja como pode ver as passwords das redes Wi-Fi diretamente nas definições do seu dispositivo. Este método não requer Root e os passos mostrados a seguir são baseados numa Rom Android praticamente “pura”, sem qualquer customização de fabricantes. Eventualmente, outras fabricantes aplicarão a sua interface de utilizador, o que significa que os menus de configuração poderão ser ligeiramente diferentes.

  • Vá às Definições do seu dispositivo Android.
  • Toque na aba Rede e Internet.
  • Depois, toque na opção Wi-Fi.
  • No fundo do ecrã, aparece a aba Redes guardadas. Toque nessa opção.
  • Na lista de Redes guardadas, seleccione a rede desejada.
  • Escolha a opção Partilhar.

Será solicitado que Confirme a sua identidade através da sua impressão digital, do rosto, o seu PIN ou senha, dependendo da autenticação usada no seu smartphone.

Ao fazer isso, verá um código QR que representa a rede Wi-Fi pretendida e a respetiva senha. Poderá ler o código QR usando outro dispositivo com um QR scanner. Seja como for, a senha também é listada em texto por baixo do código QR, para que possa copiá-la.

O meu Android é a versão 9 ou anterior. O que fazer?

Efetivamente, é uma excelente funcionalidade presente no Android 10 ou posterior. No entanto se o seu dispositivo tem o Android 9 ou anterior, saiba que não é possível aceder às passwords das redes Wi-Fi, excepto se o seu dispositivo tiver Root. Para obter acesso Root (super administrador) terá de ter a ferramenta TWRP no seu dispositivo para poder instalar uma outra ferramenta, o Magisk. O Magisk é uma ferramenta que permite que qualquer dispositivo Android tenha acesso Root. Note que o LifePatch não recomenda de todo, que tente fazer Root ao seu dispositivo, principalmente se for um utilizador comum ou intermédio do sistema operativo Android. Se o fizer, poderá danificar o seu dispositivo e será da sua inteira responsabilidade!

Seja como for, fica a dica para eventuais utilizadores que tenham Root no seu dispositivo, e realmente pretendem utilizar esta ferramenta não nativa no Android 9 ou anteriores. Como possuidor de um dispositivo Android com Root, elaborei os seguintes passos para quem pretende ver as passwords das redes Wi-Fi, em dispositivos com Android 9 ou anterior.

Em primeiro lugar descarregue gratuitamente a app WiFi Password Viwer [ROOT] na Play Store.

Quando abrir a app pela primeira vez, é solicitado o pedido de root. Seleccione a opção Sempre e depois toque em permitir. No fundo do ecrã, surgirá uma mensagem de sistema, a informar que a app tem acesso de root.

Feito isto, será direcionado para uma lista onde contém todas as redes Wi-Fi às quais você já se conectou, onde cada entrada mostra a password por baixo. Depois é só procurar a rede Wi-Fi pretendida, tocar nela, e um pequeno menu será exibido. Nesse menu terá várias opções, como copiar a password, partilhar, e criar um código QR. São opções úteis, pois assim poderá copiar a password para as Notas, partilhar através do email, ou algum serviço de mensagens. Por fim, pode usar a opção QR para que a app crie um código QR com todas as informações da rede.

E o seu dispositivo, tem o Android 10? Ou ainda usa uma versão anterior? Pretende usar esta ferramenta no seu smartphone? Fique atento às dicas do LifePatch, e a outras novidades em lifepatch.pt.

Samuel Pinto

Samuel Pinto

Nascido na belíssima cidade berço, tem como preocupação a relação entre o Homem e a tecnologia. “O problema não é se as máquinas pensam, mas se os homens o fazem” - Skinner

Deixe uma resposta