Update do Windows 10 trará um recurso do iPhone para o PC

190 0
Update Windows 10 iPhone
sapmogo-mobile-2.gif

A Microsoft disponibilizou o Windows 10 Insider Preview Buid 20206 para PC, recheado de algumas novidades e uma delas é a inclusão duma funcionalidade presente no iPhone, desde o iOS 12.

Um computador será sempre uma máquina muito mais completa que um smartphone ou um tablet no que toca a funcionalidades presentes no sistema operativo. Pelo menos por enquanto! Prova disso, é os principais sistemas operativos disponíveis no mercado, a saber, o Windows, macOS e naturalmente o Linux, que estão apetrechados com muitas funcionalidades nativas, que ainda não chegaram aos sistemas operativos móveis, nomeadamente o iOS, iPadOS, Android e o Chrome OS.

É verdade que essa distância tem diminuído a passos largos nos últimos anos, com as empresas de software móvel a implementar recursos que até então só estavam presentes em sistemas operativos desktop. A Apple é uma dessas empresas que tem trabalhado afincadamente no iPadOS, de forma a que ele se possa tornar um substituto natural dum computador. Logicamente que ainda não está lá, e também não se sabe quando chegará, e se chegará.

O que não é espectável é acontecer o contrário, ou seja, a Microsoft ir buscar recursos dos sistemas operativos móveis e implementar no seu sistema operativo desktop. Contudo na versão Insider do Windows 10 Build 20206 para PC, a Microsoft resolveu embutir uma funcionalidade do iPhone na sua versão do Windows. A Microsoft revelou que o Windows 10 terá um dos recursos de software mais úteis da plataforma móvel da Apple.

Os utilizadores do Windows 10 receberão a funcionalidade de poder mover o cursor pressionando e segurando a barra de espaço do teclado tátil enquanto movem o dedo. Desde o iOS 12, que é possível segurar e pressionar a barra de espaço e mover o dedo para controlar o cursor de entrada de texto, conforme mostrado no vídeo abaixo.

Assim sendo, quando a Microsoft soltar a versão final para todos os utilizadores, esta funcionalidade estará presente para todos. Embora para muitos não seja propriamente uma grande novidade, a verdade é que para os utilizadores do Windows 10 em modo tablet, certamente que será muito útil. Ainda mais, quando o Windows 10 X for lançado para dispositivos móveis com o Surface Laptop e o Surface Neo.

Windows 10 PC iPhone

A Microsoft afirmou que mudar a posição do cursor usando o teclado tátil era uma funcionalidade desejada por muitos utilizadores do Windows. Na descrição desta funcionalidade, a Microsoft diz:

“Tudo o que precisa fazer é colocar um dedo na barra de espaço e deslizar o dedo para a esquerda, direita, para cima ou para baixo. Conforme o seu dedo se move, o cursor também se move – (…).”

A Microsoft diz que o teclado tátil pode ser iniciado em qualquer PC a partir do botão do teclado tátil presente na barra de tarefas. Eventualmente os utilizadores precisarão habilitar isso clicando com o botão direito ou pressionar e segurar na barra de tarefas e selecionar a opção “Mostrar o botão do teclado tátil” do menu.

O que acha desta futura funcionalidade para o Windows 10? Fique atento a todas as novidades tecnológicas aqui no LifePatch.

Samuel Pinto

Samuel Pinto

Nascido na belíssima cidade berço, tem como preocupação a relação entre o Homem e a tecnologia. “O problema não é se as máquinas pensam, mas se os homens o fazem” - Skinner

Deixe uma resposta