Threads atinge 100 milhões de utilizadores com êxodo do X

Por António Guimarães 1 min de leitura
Threads atinge 100 milhões de utilizadores com êxodo do X

Threads, a resposta do Instagram ao X (ex-Twitter) anunciou recentemente ter atingido 100 milhões de utilizadores ativos diários. A app, lançada em julho de 2023, tem vindo a testemunhar um crescimento exponencial.

O número foi orgulhosamente ostentado por Mark Zuckerberg, o CEO da Meta e pelo atual diretor do Instagram, Adam Mosseri, pela primeira vez. Anteriormente, apenas os números mensais da plataforma tinham sido partilhados, não os diários. Adicionalmente, o Threads conta agora com 300 milhões de utilizadores mensais, aumentando desde novembro do ano passado, com 275 milhões.

Este sucesso do Threads pode ser atribuído ao êxodo de utilizadores cada vez mais crescente do X. Após as várias ações políticas e publicações controversas de Elon Musk, o descontentamento dos utilizadores com a politização da plataforma tem vindo a crescer. Ainda assim, o X é utilizado por cerca de 611 milhões de pessoas, superando qualquer uma outra app semelhante, como o mencionado Threads ou o curioso BlueSky.

BlueSky parece um clone do antigo Twitter

A plataforma BlueSky foi criada em 2019, como um projeto de investigação dentro do Twitter. Eventualmente, com a compra da plataforma e mudança de nome por parte de Elon Musk, a BlueSky tornou-se uma app independente, aberta ao público em fevereiro de 2024.

Jack Dorsey, ex-CEO do Twitter, foi responsável pela criação da BlueSky. As semelhanças ao antigo Twitter são notórias, o design visual é praticamente igual, com os tons azuis e o formato de partilha de mensagens rápidas. Há quem diga que Jack Dorsey criou a BlueSky já prevendo a aquisição do Twitter por parte de Elon Musk, contudo, são apenas rumores.

Entretanto, a BlueSky já conta com 25 milhões de utilizadores ativos. Verdade seja dita, não está nem perto de chegar aos calcanhares do Threads ou X, mas é um bom começo para uma app que foi lançada apenas este ano.