Spotify vai suportar mensagens entre utilizadores

Dentro do Spotify haverá muito em breve uma funcionalidade destinada a facilitar a comunicação entre utilizadores, onde já não bastará seguir outros perfis: o Spotify vai disponibilizar mensagens diretas para conversas individuais dentro da plataforma. A funcionalidade chega às Américas nas próximas semanas e integra também reações com emojis.

Este novo recurso, designado apenas de Mensagens, não pretende rivalizar com aplicações como o WhatsApp ou similares, mas sim oferecer aos utilizadores uma forma mais versátil de partilhar conteúdo. Faz sentido quando consideramos que o Spotify já permite partilhar músicas, episódios de podcasts ou playlists.

Com Mensagens será possível trocar opiniões ou comentar os conteúdos partilhados diretamente no serviço. A empresa exemplifica que esta ferramenta poderá servir para recomendar um podcast, partilhar músicas e listas de reprodução, permitindo que a recomendação certa dê origem a conversas envolventes com quem nos é mais próximo.

Esta funcionalidade rápida e prática abre novas oportunidades de divulgação para artistas, autores e criadores de conteúdo dentro do streaming. A partir desta semana, a funcionalidade será disponibilizada nas aplicações móveis do Spotify, para contas gratuitas e Premium, desde que o utilizador tenha pelo menos 16 anos.

A estreia ocorrerá inicialmente em mercados selecionados da América Latina e, nas semanas seguintes, será alargada a regiões como Austrália, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Reino Unido e União Europeia.

Quando estiver disponível na sua conta poderá enviar mensagens através da opção de partilha do conteúdo em reprodução. Basta escolher um contacto, escrever a mensagem e enviar. Cada conversa será individual, suportando textos, links de conteúdos e reações com emojis.

É importante salientar que os métodos de partilha por plataformas externas como Instagram, Facebook ou WhatsApp continuam ativos, para quem preferir essas alternativas.