O Spotify acaba de lançar uma aplicação para conversas de áudio ao vivo, ao qual batizou de Spotify Greenroom. A app de áudio em direto adquirida pelo Spotify, é em tudo semelhante ao Clubhouse e ao Twitter Spaces onde os utilizadores podem criar as suas próprias salas de áudio ao vivo, ou simplesmente participar ou entrar para ouvir conversas.
A Betty Labs, adquirida em março pelo Spotify, foi a responsável pelo desenvolvimento da Greenroom. Anteriormente, essa app chamava-se “Locker Room” e concentrava-se exclusivamente em conteúdo desportivo. Com a compra efetuada pelo Spotify, evidentemente que o foco das conversas de áudio ao vivo será muito mais diversificado. No futuro, o objetivo da empresa sueca é expandir a plataforma para qualquer assunto da preferência dos utilizadores. A aplicação Greenroom tem um visual e esquema de cores que são obviamente inspirados na aplicação Spotify.
A nível de funcionalidades, o Greenroom apresenta gravações nativas, com a possibilidade dos utilizadores enviarem o áudio via email, ou distribuí-los como podcasts. É possível mover nativamente gravações de áudio para software de edição e posteriormente publicá-lo nas plataformas de podcasts. Os seus utilizadores poderão juntar-se a um grupo, pesquisar salas, entrar em salas e criar as suas próprias salas.

Também poderão fazer login no Greenroom com a sua conta do Spotify, contudo para utilizarem a aplicação não é obrigatório terem conta do Spotify. À semelhança do Clubhouse, na configurações iniciais os utilizadores podem selecionar os seu interesses num leque alargado de tópicos, desde desporto, música, entre outros.
Spotify Greenroom, a nova moda das conversas de áudio ao vivo?
Quando o Clubhouse foi lançado em março do ano passado, parece que não existia nenhum interesse em conversas de áudio ao vivo. Desde então, outras empresas resolveram apresentar recursos semelhantes. O Twitter lançou o Spaces, as Live Rooms começaram a aparecer no Facebook, e outras empresas como o Slack, Reddit, Telegram, Discord, e LinkedIn também têm recursos semelhantes.
Ao que tudo indica, o Greenroom entrou com tudo para vingar neste mercado em virtude do áudio ser a principal fonte de receita do Spotify. Dessa forma, o Spotify Greenroom é o que está mais bem colocado para transformar as conversas de áudio ao vivo num negocio rentável. Logicamente, só com o tempo é que se verá se isso acontecerá ou não.
Por fim, o Spotify pretende ainda que a sua aplicação independente se torne a principal plataforma de áudio ao vivo para os criadores de conteúdo. Nesse sentido, no final do verão será aberto um fundo que ajudará os criadores de áudio ao vivo a rentabilizar financeiramente o seu trabalho. Os interessados poderão fazer as suas inscrições entrando nesta página.
A aplicação Spotify Greenroom já está disponível para download em dispositivos iOS e Android. Continue a acompanhar toda a atualidade tecnológica mais relevante aqui no Life Patch e através das nossas redes sociais, Facebook, Twitter e Instagram. Veja também as dicas que o LifePatch tem para si nesta página dedicada.