Sora atinge recorde de transferências na App Store
A aplicação Sora atingiu um milhão de downloads na Apple App Store e em menos de cinco dias, ultrapassando o ritmo inicial da aplicação ChatGPT. Lançada a 30 de setembro, a Sora foi disponibilizada apenas nos Estados Unidos e no Canadá. Mesmo nesses mercados, descarregar a aplicação não garantia acesso imediato: era necessário um convite com código. Por agora, a app ainda não está disponível para Android.
Bill Peebles, responsável pela Sora na OpenAI, confirmou no X (antigo Twitter) a marca de um milhão de downloads. Disse que a equipa está a trabalhar intensamente para acompanhar o crescimento e prometeu novas funcionalidades e melhorias, sobretudo na moderação de conteúdos.
Relatórios de análise de mercado indicam que, nos primeiros sete dias, a Sora registou cerca de 627 mil downloads, superando os 606 mil alcançados pela app ChatGPT no mesmo período após o lançamento. Desde o primeiro dia, a procura foi intensa: mais de 56 mil pessoas descarregaram a app logo nas primeiras horas, fazendo-a subir rapidamente ao topo da App Store nos Estados Unidos. A viralização de vídeos criados dentro da própria aplicação contribuiu fortemente para o sucesso inicial, com utilizadores a partilharem convites e clipes nas redes sociais.
Mas afinal, o que faz a Sora? É uma rede social centrada em vídeos curtos criados por inteligência artificial. Os utilizadores podem gerar pequenos clips com base em texto e até incluir pessoas reais como participações especiais chamadas “cameos”. É possível adicionar o próprio utilizador ou alguém que tenha autorizado o uso da sua imagem. Sam Altman, CEO da OpenAI, tornou o seu cameo público, o que aumentou ainda mais o entusiasmo.
Apesar de existirem críticas ao volume de conteúdo gerado por IA, muitos consideram a aplicação divertida e criativa. Como disse um dos primeiros utilizadores, é fascinante ver o que se pode criar apenas com uma frase. Ainda é cedo para saber se a Sora será uma moda passageira, mas o início não podia ter sido mais promissor.