Depois da Sony ter anunciado oficialmente que iria encerrar a loja digital PlayStation Store na PS3, PS Vita e PSP já no próximo verão, eis que a gigante nipónica volta atrás na decisão e cancela o encerramento da loja de jogos digitais na PS3 e na PS Vita. Por outro lado a loja digital na PlayStation Portable (PSP) será mesmo encerrada em definitivo.
O anúncio foi feito pelo próprio Jim Ryan Presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment no blog oficial da PlayStation. Jim Ryan assumiu com toda a naturalidade e franqueza que a decisão de encerrar a PlayStation Store na PS3 e PS Vita foi uma decisão errada. Nesse sentido, o executivo da Sony deixou garantido que a PlayStation Store continuará operacional para os dispositivos PS3 e PS Vita. A loja digital na PSP será desativada a 2 de julho, conforme os planos originais.
Jim Ryan ainda reitera que a decisão inicial em encerrar a PlayStation Store na PS3 e PS Vita devia-se basicamente a dois fatores. O primeiro tinha a ver com os gastos comerciais para manter a loja digital de videojogos em dispositivos mais antigos e o segundo, direcionar e concentrar todos os recurso disponíveis nos dispositivos mais recentes, onde a maioria dos utilizadores se encontram ativos.

A decisão da Sony em voltar atrás na decisão de não encerrar a PlayStation Store, deve-se ao facto de a empresa japonesa ter recebido críticas por parte de um vasto leque de utilizadores. Em causa estará a falta de preservação dos jogos digitais, em que mais cedo ou mais tarde será impossível os utilizadores conseguirem preservar as cópias dos jogos digitais para o futuro. Embora no primeiro comunicado, a Sony fosse bem clara que as transferências de conteúdos comprados está assegurada.
Assim sendo, os utilizadores poderão continuar a comprar jogos digitais através da PlayStation Store na PS3 e na PS Vita. Note que a primeira decisão da Sony continua válida para a versão web da PlayStation Store. Ou seja, não poderá comprar jogos digitais para a PS3, PS Vita e PSP na versão web da loja digital de videojogos da Sony. Embora a primeira decisão da Sony seja compreensível, em virtude dos equipamentos supracitados já terem uns bons anos de mercado, o facto é que a empresa ainda ouve os apelos da sua comunidade e tenta agradá-los dentro do possível.
Continue a acompanhar toda a atualidade tecnológica mais relevante aqui no Life Patch e através das nossas redes sociais, Facebook, Twitter e Instagram. Veja também as dicas que o LifePatch tem para si nesta página dedicada.