A Qualcomm anunciou o seu novo processador topo de gama para smartphones, o Snapdragon 865 Plus. Este novo membro da família não é mais do que uma atualização do seu antecessor, o Snapdragon 865, repetindo uma estratégia já empregue pela empresa no ano passado, com os 855 e 855 Plus.
A principal diferença entre este novo chip e a sua versão “base” reside principalmente na frequência de funcionamento, que agora é de 3,1 GHz. Este número representa um aumento de cerca de 10% face aos 2,84 GHz do Snapdragon 865, tornando assim o 865 Plus no primeiro processador mobile a ultrapassar a barreira dos 3 GHz.
A par disto, a Qualcomm refere também que o chip gráfico Adreno 650, que é comum a ambas as versões, verá também o seu desempenho melhorado em cerca de 10% na versão Plus, como consequência do aumento da frequência base. A conectividade também foi melhorada, pois este novo Snapdragon suporta Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2. As restantes especificações mantêm-se inalteradas.
Existem já dois fabricantes que confirmaram o lançamento de smartphones com este novo chip: a Asus com o seu ROG Phone 3, e a Lenovo com o Legion Gaming Phone. É expectável que num futuro próximo outras marcas lhes sigam o exemplo, e outras tantas aproveitem a baixa de preço da versão 865 normal para o colocarem em novos modelos a serem lançados.
O Life Patch vai ficar atento a possíveis movimentações no mercado motivadas por este lançamento.