Smartphones 5G poderão ser mais caros em 2021 por uma única razão

206 0
Smartphones 5G
sapmogo-mobile-2.gif

Todos os anos somos confrontados com uma ligeira subida de preços nos vários dispositivos móveis que vão chegando ao mercado e, atualmente, os smartphones 5G em muito contribuem para isso. Esta tendência poderá continuar em 2021 e de forma cada vez mais acentuada.

Uma das principais razões para esta constante subida de preço é uma das principais componentes dos smartphones: o seu processador. Neste caso, a Qualcomm, que vem subindo consideravelmente o preço dos seus processadores, sendo que o atual Snapdragon 865 tem um preço a rondar os 150 dólares (cerca de 133 euros).

A fabricante continua a trabalhar na tecnologia 5G e no seu próximo System-on-Chip (SoC), que deverá ser chamado Snapdragon 875. Este SoC trará consigo o novo modem 5G Snapdragon X60 e, segundo informações partilhadas por fonte sul-coreana, o novo processador topo de gama Qualcomm terá um custo de 250 dólares (cerca de 223 euros) por unidade.

A fonte adianta ainda que este preço está a causar algum mal-estar entre as fabricantes de smartphones, com a Xiaomi a ser uma das empresas que demonstrou maior preocupação relativamente à forma como vai atribuir preços aos seus smartphones topo de gama que certamente serão equipados pelo novo processador Qualcomm em 2021.

Esta tendência deverá manter-se por todo o mercado, considerando que os novos smartphones 5G topo de gama Android deverão novamente trazer o melhor processador Qualcomm no mercado. No entanto, mais alternativas como processadores Snapdragon da série 700 poderão ser utilizados em mais dispositivos.

Outra alternativa a esta subida de preços poderá ser a Mediatek e o seu processador Dimensity 1000, sendo este um processador topo de gama com conectividade 5G e com um preço bem mais acessível.

Relativamente ao Snapdragon 875, este será produzido pela TSMC, tal como o seu antecessor. Todavia, o novo processador será desenvolvido numa arquitetura ARM de 5nm, sendo certamente mais potente e eficiente que o Snapdragon 865.

Os primeiros smartphones a chegar ao mercado com este processador deverão chegar em janeiro ou fevereiro de 2021, estando a Xiaomi e a Samsung (na China e no mercado norte-americano) na linha da frente para dar a conhecer ao mundo em primeira mão o novo Snapdragon 875.

Siga toda a atualidade tecnológica no Life Patch.


Fonte: Phone Arena

Eduardo Silva

Eduardo Silva

Jurista muito interessado em tecnologia que gosta de escrever sobre a atualidade e partilhar a sua opinião. Comummente encontrado também em festivais de música na zona Norte de Portugal.

Deixe uma resposta