Samsung Galaxy Watch irá medir a pressão arterial

228 0
samsung
sapmogo-mobile-2.gif

Nos dias de hoje é inegável que a tecnologia tem sido uma excelente aliada no que aos cuidados de saúde diz respeito. Cada vez são mais os casos de pessoas que, de uma forma ou de outra, foram auxiliadas por algum equipamento tecnológico que ajudou a evitar males maiores no que ao nosso bem estar diz respeito.

Naturalmente, os dispositivos que nos acompanham no dia a dia são aqueles que estão mais propensos a ajudar em caso de necessidade. Neste grupo destacam-se os smartwatches, devido ao contacto constante que mantêm com a nossa pele e aos modernos sensores que os equipam, capazes de monitorizar constantemente diversos parâmetros do nosso corpo.

A Samsung acabou de dar um enorme passo no sentido de dotar os seus relógios inteligentes de uma funcionalidade muito importante: a medição e monitorização da pressão arterial. A aplicação Samsung Health Monitor recebeu a credenciação de Software como Dispositivo Médico do Ministério da Segurança de Alimentos e Medicamentos da Coreia do Sul.

Na prática, isto significa que o Samsung Galaxy Watch Active 2 e seus sucessores, tendo esta aplicação instalada, poderão medir a pressão arterial do utilizador de forma fácil e rápida graças ao seu conjunto avançado de sensores, sendo a informação recolhida credível e autenticada para utilização médica.

samsung

É importante evidenciar a importância de controlar a pressão arterial com frequência, pois um valor elevado aumenta o risco de acidente vascular cerebral e pode causar danos cardíacos e cerebrais, mudando a nossa vida para sempre. Nesse sentido, um controlo facilitado através do smartwatch faz com que as pessoas adquiram rapidamente uma visão do seu estado de saúde de forma a agirem atempadamente no caso de ocorrer alguma alteração irregular.

Depois de calibrado com recurso a um esfigmomanómetro, o Galaxy Watch Active 2 medirá a pressão arterial recorrendo à leitura das ondas que chegam ao pulso, utilizando para isso os sensores de monitorização da frequência cardíaca. A aplicação Samsung Health Monitor encarregar-se-á da interpretação dos dados obtidos, comparando o valor obtido na calibração com o valor medido pelo relógio. É recomendado efetuar uma nova calibração a cada quatro semanas.

A aplicação Samsung Health Monitor ficará apenas disponível a partir do terceiro trimestre deste ano, estando garantida a sua presença nos sucessores do Galaxy Watch Active 2.

Pedro Alves

Pedro Alves

Entusiasta por tecnologia, está sempre em busca de nova informação. Amante de animais, da Lego e de Fórmula 1. Conduzir ao som de uma boa banda sonora faz parte dos seus momentos de descompressão.

Deixe uma resposta