O Samsung Galaxy S20 FE foi anunciado oficialmente esta quarta-feira pela Samsung e promete trazer consigo tudo o que os fãs da empresa sul-coreana pedem, por um preço mais acessível do que os restantes dispositivos da família S20.
Para oferecer um S20 especialmente dedicado aos fãs e com um preço a seu gosto, a Samsung teve de abdicar de algumas particularidades das opções premium, sem deixar de oferecer uma proposta de peso nesta nova categoria de preço. Assim, vamos conhecer o novo Galaxy S20 FE.
Samsung Galaxy S20 FE: Os traços de uma “Fan Edition”
O novo dispositivo da Samsung apresenta um design bem semelhante aos restantes produtos da empresa em 2020. A característica câmara frontal num recorte na parte superior central do ecrã é já comum a quase toda a gama e marca novamente presença aqui.
Aliás, esta é a única interrupção do ecrã Dynamic AMOLED de 6.5 polegadas. Este ecrã beneficia de uma taxa de atualização de 120Hz, com uma resolução fixa Full HD+ e certificação HRD10+. Distingue-se ainda este modelo dos restantes S20 pela falta de curvatura nas laterais da sua tela, uma característica que a Samsung tem dispensado nas versões mais acessíveis dos seus smartphones.
Olhando agora à parte de trás, temos um módulo de câmaras praticamente idêntico ao do S20. O seu aspeto retangular e a alojar três sensores fotográficos e o flash mantém-se intacto. A grande diferença face aos restantes S20 estará nos materiais de construção.
Enquanto que um Galaxy S20 “normal” recorre a Gorilla Glass 6 no seu painel frontal e traseiro, o Samsung Galaxy S20 FE possui apenas Gorilla Glass 3 na frente, enquanto que atrás temos o já famoso “Glastic”, tal como no Galaxy Note20 ou o Galaxy A71, o que dá uma sensação menos premium do que os restantes dispositivos da família S20.
Ainda assim, encontramos uma estrutura em alumínio, o que beneficia a solidez estrutural. O terminal tem a habitual saída de som na sua parte inferior, localizada ao lado da entrada USB-C, mas há ainda o destaque para a entrada de áudio jack de 3.5mm, algo raro atualmente em smartphones com um preço superior a 600 euros.
O Samsung Galaxy S20 FE é ainda resistente a água e pó, sendo tal garantido pela certificação IP68, uma característica muito apreciada pelos utilizadores e que a Samsung não deixou de fora.
Diferentes processadores, diferente conectividade…
Um dos temas mais controversos de 2020 em torno da Samsung será a disparidade entre as capacidades dos processadores Exynos 990 e Snapdragon 865 e 865+. Estes são os processadores que equipam a linha S20 e Note20, mas distinguem-se nos seus mercados. A diferença de capacidades do processador Exynos para os processadores Qualcomm tem levado à indignação dos fãs, especialmente considerando que a Samsung não faz distinção dos preços.
Este não será o caso do Samsung Galaxy S20 FE, que recebe duas versões distintas com os dois processadores, mas onde a diferença se situa no tipo de conectividade. Assim, a o novo S20 FE está disponível com o processador Exynos 990 com acesso a um modem 4G a um preço inferior à versão 5G, que vem equipada com o Snapdragon 865.
Os processadores poderão ser acompanhados por configurações de 6 ou 8GB de RAM LPDDR5 e com 128 ou 256GB de memória interna, expansível via microSD. Quanto à bateria, a Samsung optou por ser generosa neste capítulo, com capacidade de 4500mAh e carregamento rápido de 15W, com a possibilidade de carregamento reversível sem fios de 4.5W.
No capítulo da conectividade, para além da possibilidade de ser configurado em 4G e 5G, há ainda que realçar que este terminal beneficia de Wi-Fi 6, Bluetooth 5.0 e NFC.

Quanto às câmaras, há algumas diferenças para os Galaxy S20 e S20 Plus. Apesar de o Samsung Galaxy S20 FE manter os mesmos sensores principal e grande-angular de 12MP (com Dual Pixel PDAF e estabilização ótica de imagem na primeira), o sensor telephoto de 64MP do Galaxy S20 é substituído por uma nova câmara de 8MP 1/4.5″, com abertura f/2.0 e zoom ótico 3x. Apesar de ser um sensor inferior, continua a beneficiar de PDAF e estabilização ótica de imagem.
Já na frente, temos também uma nova câmara, tratando-se desta vez de um sensor de 32MP (1/2.74″), com abertura f/2.0 e auto focagem, sendo capaz de gravar vídeo em 4K a 30fps.
Preço e disponibilidade
O Samsung Galaxy S20 FE está desde hoje disponível em pré-venda, com as vendas a terem inicio no próximo dia 2 de outubro. O terminal estará disponível nas cores Cloud Lavender (Purpura), Cloud Orange (Laranja), Cloud Red (Vermelho), Cloud White (Branco), Cloud Navy (Azul Marinho) e Cloud Mint (Verde).

Em Portugal, o Galaxy S20 FE tem um preço inicial para a versão 4G e 128GB de 679,90 euros, enquanto que a versão 5G com a mesma capacidade de armazenamento começa nos 779,90 euros.
Pode rever a apresentação completa do Galaxy S20 FE abaixo. Siga toda a atualidade tecnológica no Life Patch através das redes sociais.