Nos últimos dias, um dos assuntos mais badalados no universo tecnológico é a chegada no novo Windows 11. Antes do anúncio oficial por parte da Microsoft, os leaks revelavam aquilo que seria a interface de utilizador da mais recente versão do sistema operativo da gigante tecnológica de Redmond. As questões cruciais são: é grátis? Quais os requisitos necessários para executar o Windows 11?
Em relação à primeira questão, a boa noticia é que à semelhança do que aconteceu com o Windows 10, o Windows 11 terá a atualização gratuita para todos os computadores com hardware qualificado. Quanto à segunda questão, é aqui que tem surgido muita controvérsia por parte dos potenciais utilizadores.
A Microsoft elevou de forma significativa os requisitos mínimos para que o seu próximo sistema operativo seja executado, de tal forma que há inúmeros relatos de utilizadores a queixarem-se que computadores relativamente recentes não poderão executar o Windows 11. Um dos requisitos fundamentais é a exigência de processadores Intel de 8ª geração ou superiores. Poderá consultar a lista dos chips Intel com suporte ao Windows 11 clicando aqui. Para consultar a lista de chips AMD que suportarão o Windows 11 clique aqui. Por fim, a lista dos chips Qualcomm compatíveis com o Windows 11 está disponível clicando aqui.
Requisitos mínimos para executar o Windows 11
- Processador de 1 GHz ou superior com 2 ou mais nucelos e compatível com a arquitetura 64 bits.
- 4 GB de memória RAM.
- Ter pelo menos 64 GB de armazenamento disponível para a atualização.
- UEFI com suporte para arranque seguro.
- TPM (Trusted Platform Module) versão 2.0.
- Placa gráfica compatível com DirectX 12 / WDDM 2.x.
- Ecrã superior a 9 polegadas e com resolução 720p.
Com o objetivo de tentar esclarecer os utilizadores se os seus computadores podem executar o Windows 11 ou não, a Microsoft lançou um software chamado Windows PC Health Check. Contudo ele apenas exibia a informação: “Este PC não consegue executar o Windows 11” mas sem fornecer qualquer informação adicional acerca dos requisitos em falta. Ciente da confusão que o software estava a criar entre os utilizadores, a Microsoft resolveu removê-lo temporariamente.
Nesse sentido e de forma a colmatar a falha do Windows PC Health Check, está disponível no GitHub um programa de nome WhyNotWin11. O objetivo deste software é informar quais os componentes do seu PC que são compatíveis, ou não, com os requisitos mínimos para poder executar o Windows 11. Poderá aceder à página do projeto no GitHub clicando aqui, ou fazer o download direto da última versão estável do programa, clicando aqui.
O Programa WhyNotWin11 não requer instalação no computador. Apenas execute o ficheiro e abrir-se-á uma janela onde todos os requisitos necessários para executar o Windows 11 aparecem listados. Se eventualmente aparecer uma mensagem de segurança do Windows, simplesmente ignore pois o ficheiro é de confiança. O que aparece a vermelho são os requisitos inexistentes ou desativados. Por exemplo, a TPM pode ser ativada na BIOS do computador. A verde, são os requisitos que o seu computador cumpre de forma a poder receber o Windows 11. A cor amarela informa que o modelo do processador em questão não está na lista de processadores com suporte ao Windows 11.

Continue a acompanhar toda a atualidade tecnológica mais relevante aqui no Life Patch e através das nossas redes sociais, Facebook, Twitter e Instagram. Veja também as dicas que o LifePatch tem para si nesta página dedicada.