Sabia que o seu computador pode ajudar no combate ao Coronavírus?

534 0
sapmogo-mobile-2.gif

Infelizmente pelas piores razões, a pandemia do Coronavírus ou COVID-19 é o assunto do momento.

Eu sei que provavelmente se sente de pés e mãos atadas a olhar para tudo isto, mas… Não tem que ser assim! Mesmo em quarentena todos podemos ajudar através dos nossos dispositivos em casa, para acelerar o desenvolvimento e pesquisa de uma cura.

O projeto Folding@home acaba de se juntar à investigação e luta contra o COVID-19. Para referência, este é um projeto de computação distribuída que analisa e realiza simulações de enrolamentos de proteínas e outros tipos de dinâmica molecular. Desta forma é possível estudar e obter cálculos, para entender pormenorizadamente várias doenças, como o Cancro, Alzheimer, Parkinson e agora o Coronavírus. Na verdade, isto significa encontrar novas terapias e medicamentos, para salvar a vida de pessoas com este tipo de doenças.

Porém, este projeto necessita de um poder computacional extremamente evoluído, de modo a analisar um elevado volume de dados. Daí, ser necessária a colaboração duma parte do computador pessoal de todos nós.  

Como pode ajudar o Folding@home?

O processo de colaborar com o projeto Folding@home é extramente simples e compatível com os três sistemas operativos existentes, Windows, macOS e Linux. Caso deseje participar deverá descarregar e instalar o respetivo ficheiro aqui.

Posteriormente, após iniciar o programa poderá optar por um contribuição anónima ou registar-se. Para além disso é possível juntar-se a equipas de outros utilizadores já existentes. Neste momento e por definição, automaticamente será adicionado à causa do Coronavírus. Porém poderá escolher nas opções avançadas outras causas que pretenda igualmente ajudar.

De salientar, que poderá ainda optar por colaborar com o processamento do seu computador, apenas quando este não está a ser usado ou sempre que o estiver a utilizar. De notar que a app do Folding@home funcionará em segundo plano, ainda assim utilizará uma grande percentagem do CPU do seu computador.

Por fim, gostaríamos de referir que poderá consultar em tempo real, a análise das moléculas que o seu computador está a analisar ao utilizar a app. Relembramos que para vencermos este surto com proporções de escala mundial, será necessária a união e ajuda de todos. Com efeito, esta é a altura certa para deixar o seu computador colaborar no desenvolvimento de uma resolução deste grave problema de saúde.

Deixe uma resposta