RTP Palco é a plataforma de espetáculos online que faltava

268 0
RTP Palco
sapmogo-mobile-2.gif

A RTP tem estado na vanguarda da transição da TV para as plataformas digitais, tendo já criado RTP Play, a sua própria versão de uma plataforma de streaming, e a RTP Arena, um programa dedicado aos videojogos com transmissão de torneios de eSports no seu respectivo canal da Twitch. Desta vez a transição passa das salas de espetáculos diretamente para o mundo online com a RTP Palco.

Lançada a 29 de abril, a RTP Palco é o que podemos chamar de uma sala de espetáculos online, onde a oferta é vasta e a entrada é gratuita, cujo conteúdo consiste na transmissão do vasto património de gravações da estação pública agregado às imagens cedidas por diversos agentes culturais.

Tanto no site rtp.pt/palco como na app já disponível para Android e iOS, é possível visitar salas como Casa da Música, Centro Cultural de Belém, Fundação Calouste Gulbenkian, Theatro Circo, teatros nacionais de São Carlos e D. Maria II, Cineteatro Louletano, coliseus de Lisboa e Porto ou Teatro Micaelense, com o bónus de se poder também viajar até salas internacionais.

Quando nos sentamos na sala virtual podemos assistir tanto a um concerto de Salvador Sobral como à interpretação integral das sinfonias de Beethoven pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, entre muitos outras performances do reino das artes performativas. Todavia, e fazendo jus ao seu lema “Há Palmas para todos”, a RTP Palco não limita a sua oferta apenas à chamada visão “tradicional” de um espetáculo, uma vez que a plataforma contempla também documentários, que nos transportam até aos bastidores e introduzem os criadores das obras, e até mesmo actuações dadas em casa por diversos artistas, em período de confinamento.

A plataforma conta ainda com a ajuda de convidados ligados ao mundo da Cultura, aos quais confere o título de embaixadores, cuja função é organizar mensalmente as centenas de horas de espetáculos online disponíveis na RTP Palco. Miguel Leal Coelho, cujo currículo está ligado ao Centro Cultural de Belém e à própria RTP, será o embaixador do mês de maio, estando também já confirmados para os próximos meses curadorias de Ana Paula Russo, Sofia Campos, Tiago Rodrigues e Carlos Avilez.

Deixe uma resposta