Qualcomm Quick Charge 5 promete cargas completas em 15 minutos

92 0
sapmogo-mobile-2.gif

A empresa norte americana de chipsets, a Qualcomm, anunciou o novo padrão de carregamento rápido para smartphones, o Quick Charge 5.

Em boa verdade, cada vez mais os utilizadores usam o carregamento sem fios nos seus smartphones, por ser prático, rápido e funcional. E eu, como um utilizador de carregamento sem fios tenho que admitir que prefiro a tecnologia sem fios. Mas por vezes há determinadas situações que me levam a optar pelo carregamento com fios, pura e simplesmente pela questão da rapidez com que o carregamento é efetuado. Aliás, ainda é o método mais eficiente para carregar qualquer smartphone que tenha a tecnologia de carregamento rápido embutida.

E uma das tecnologias de carregamento rápido mais populares, é o Quick Charge da Qualcomm. Esta tecnologia recebeu um grande upgrade de última geração, o Quick Charge 5. Segundo a empresa sediada em São Diego, Califórnia, O Quick Charge 5 promete carregar a bateria do smartphone até 50% em apenas 5 minutos. Além disso, a empresa afirma que uma bateria de 4500 mAh pode ser totalmente carregada em 15 minutos.

Se facto, são valores que impressionam pela positiva. Com esta tecnologia incorporada em novos dispositivos, será possível carregar um equipamento na totalidade, enquanto toma o pequeno almoço por exemplo. Dessa forma evitaria deixar o equipamento a carregar a noite toda, um hábito muito comum na vida dos utilizadores. Esta nova tecnologia estará disponíveis em smartphones que estejam equipados com os mais recentes SoCs da Qualcomm. A saber, os Snapdragon 865 e Snapdragon 865+.

Além disso, a Qualcomm afirma que esta nova tecnologia, o Quick Charge 5 é 70% mais eficiente em comparação com o Quick Charge 4 da geração anterior, e promete funcionar até 10 °C mais frio.

Compatibilidade com os padrões mais antigos

Uma das grandes vantagem com o Quick Charge 5, é a sua compatibilidade com qualquer dispositivo que use um padrão mais antigo. Ou seja, qualquer equipamento que tenha o Quick Charge 2.0 ou superior terá suporte ao Quick Charge 5.

Embora o Quick Charge esteja disponível em dispositivos com Snapdragon 865 e 865+, e empresa diz que o recurso também será disponibilizado para smartphones que venham a ser equipados com os futuros SoCs Snapdragon series 600 e 700.

O anuncio do Quick Charge 5 por parte da Qualcomm, surge cerca de duas semanas depois das chinesas OPPO e Realme lançarem as suas tecnologias de carregamento rápido de 125W. É espectável que a partir do terceiro trimestre, comecem a surgir os primeiros dispositivos com o Quick Charge 5 da Qualcomm.

Continue atento a todas as novidades tecnológicas aqui no LifePatch.

Samuel Pinto

Samuel Pinto

Nascido na belíssima cidade berço, tem como preocupação a relação entre o Homem e a tecnologia. “O problema não é se as máquinas pensam, mas se os homens o fazem” - Skinner

Deixe uma resposta