Qualcomm apresenta oficialmente Snapdragon 8 Gen 1

414 0
sapmogo-mobile-2.gif

A Qualcomm acaba de apresentar oficialmente a sua grande aposta para smartphones Android topo de gama, o Snapdragon 8 Gen 1.

Para além da sua evolução, o novo SoC da empresa norte-americana marca também uma importante alteração na nomenclatura dos seus processadores. Contudo, este inclui como seria de esperar uma panóplia de novos recursos e várias melhorias no seu desempenho.

A começar pelo CPU este adopta o o Cortex-X2 que é constituído por um único e poderoso núcleo. Adicionalmente este possui arquitectura ARMv9 e velocidade de processamento de 3 GHz. A acompanhar o seu principal cérebro, existe ainda o Córtex-A710 de dois núcleos (2,5 GHz) e o Córtex-A510 de quatro núcleos (1,8 GHz) direccionado para tarefas de eficiência energética.

O novo SoC da Qualcomm promete uma melhoria de desempenho no CPU de cerca de 20% em relação ao seu antecessor o Snapdragon 888.

Em relação ao GPU, teremos o Qualcomm Adreno que permitirá um ganho de performance e desempenho de aproximadamente 30% no que respeita à sua geração anterior. Porém este também será mais eficiente. Conseguirá por isso uma redução de consumo energético de cerca de 25%.

Destaque ainda para a inclusão do modem X65 que irá oferecer 5G a velocidades de download até 10 Gbps e Wi-fi 6E com capacidade para atingir 3.6 Gbps. No que respeita a audio poderá contar com Bluetooth 5.2 e LE, bem como a tecnologia Qualcomm aptX Lossless.

A empresa garante ainda que o seu novíssimo SoC vem munido da mais recente tecnologia de processamento de video e fotografia. Isto deve-se ao seu exclusivo processador de imagem (ISP) de 18-bits. Na verdade este consegue obter 400 vezes mais dados que o seu antecessor.

Nesse sentido este poderá ainda capturar video em 8K HDR10+ e incluirá um novo sistema detalhado para video em retrato.

Convém igualmente salientar a importância da implementação da 7ª geração do Qualcomm AI Engine, que promete um poderoso salto no que à inteligência artificial diz respeito.

Contrariamente ao esperado o Snapdragon 8 Gen 1 chegará ainda aos utilizadores no decorrer do ano 2021

A Qualcomm confirmou que ainda este ano poderemos ver em acção o seu novo SoC. Alguns dos principais fabricantes de smartphones como a Xiaomi, Oppo, Motorola, OnePlus, Realme e Vivo poderão apresentar brevemente os seus mais recentes topo de gama já com este poderoso e inovador novo SoC.

Continue a acompanhar toda a atualidade tecnológica mais relevante aqui no Life Patch e através das nossas redes sociais, FacebookTwitter e Instagram. Confira também as dicas que o LifePatch tem para si nesta página dedicada e acompanhe também o nosso Podcast!

Deixe uma resposta