Precisa de usar o WhatsApp no seu computador? Saiba como

586 0
sapmogo-mobile-2.gif

O WhatsApp é sem sombra de dúvida um dos serviços de mensagens mais populares do mundo, com algumas funcionalidades úteis, e uma delas é a possibilidade de usá-lo no computador. Eventualmente, até há muitos utilizadores que utilizam o WhatsApp como ferramenta de trabalho.

Como tal, tais utilizadores acham prático e útil receberem todos os seus ficheiros e conversas na área de trabalho do seu computador, eliminando a necessidade de ligar o smartphone ao computador para copiar os ficheiros recebidos no famoso mensageiro. E você, é um utilizador que necessita de usar o WhatsApp no computador? Saiba que há duas formas de poder utilizá-lo no seu PC ou Mac.

A primeira é através do cliente WhatsApp, que poderá instalar no macOS, e no Windows. A segunda é através do WhatsApp Web, com recurso a um navegador. Em termos práticos, a usabilidade é exatamente a mesma, a única diferença é que com o cliente WhatsApp instalado no computador, não tem necessidade de abrir um navegador. Com uns cliques, terá todas as conversas do WhatsApp na área de trabalho do seu computador.

Além disso, é fácil de configurar, pois possui a mesma interface de utilizador que a versão móvel da app e as mensagens são sincronizadas instantaneamente entre o smartphone e o computador. Veja como configurar e usar.

Usar o WhatsApp no computador instalando o cliente

Em primeiro lugar, terá de descarregar o cliente WhatsApp para instalar no seu computador. Nesta página encontrará a versão para macOS e Windows. É só clicar no ficheiro e ele instalará o WhatsApp na sua máquina. Feito este processo, abra o WhatsApp no seu PC ou Mac. Uma janela com um código QR será aberta, e é com esse código QR que irá sincronizar todas as suas conversas entre o seu smartphone e o seu computador.

Para usar o WhatsApp no computador através do cliente é só seguir os passos seguintes no seu dispositivo iOS ou Android.

Em dispositivos iOS

  • Abra o WhatsApp.
  • Toque em Definições.
  • Vá a WhatsApp Web/Desktop.
  • Aponte a câmara do seu iPhone para o código QR.

Em Dispositivos Android

  • Abra o WhatsApp.
  • Toque nos 3 pontinhos verticais ( ⠇) no canto superior direito.
  • Vá a WhatsApp Web.
  • Aponte a câmara do seu dispositivo Android para o código QR.

Após concluído este processo, as suas conversas serão automaticamente sincronizadas com o seu computador. A sincronização poderá demorar algum tempo, dependendo do número de conversas a sincronizar. Desse modo, poderá usar o WhatsApp no seu computador, da mesma forma que usa no smartphone.

Como resultado, é só clicar numa conversa e continuar a usar o mensageiro como o usa no seu dispositivo móvel. Também poderá descarregar para o seu computador todos os ficheiros, como fotos, vídeos, documentos ou áudio. Muito útil, e sem necessidade de cabos.

Contudo, terá de manter o seu smartphone ligado à internet. Uma dica é mantê-lo ligado à mesma rede Wi Fi, para evitar gastar dados móveis. Note que se fechar o cliente do WhatsApp, e voltar a abrir, as mensagens serão sincronizadas de novo, sem ter a necessidade de ler novamente o código QR. O mesmo acontece, se eventualmente, tiver necessidade de desligar o seu computador. Isso acontece porque iniciou sessão no cliente WhatsApp no computador. A mesma lógica é aplicada se usar o WhatsApp Web num navegador.

Usar o WhatsApp no computador usando um navegador

Outra forma de utilizar o WhatsApp no Computador, é com recurso a um navegador. Poderá usar qualquer um, desde o Safari, Edge, Chrome, Firefox, Opera, etc. Para tal é só abrir a página https://web.whatsapp.com/.

Os passos necessários para usar o WhatsApp Web, são exatamente os mesmos que estão descritos acima. Porém, ao invés de usar o cliente instalado no computador, simplesmente utiliza um navegador para ter acesso às suas conversas do WhatsApp. Dessa forma, também poderá utilizar o mensageiro tal e qual como o usa no seu smartphone.

Se acaso deseja terminar todas as sessões abertas, seja num computador ou num navegador saiba que poderá fazer isso nas definições do WhatsApp do seu dispositivo móvel. Para tal, abra as Definições do WhatsApp do seu smartphone, e em WhatsApp Web/Desktop, termine todas as sessões iniciadas através desse dispositivo.

Dessa forma, todas as suas conversas serão removidas do cliente WhatsApp, bem como da página web. E você, já utilizou o WhatsApp no computador pessoal? Se não, pretende utilizar?

Fique atento a todas as novidades tecnológicas aqui no LifePatch, bem como a todas as dicas presentes nesta página dedicada do LifePatch.

Samuel Pinto

Samuel Pinto

Nascido na belíssima cidade berço, tem como preocupação a relação entre o Homem e a tecnologia. “O problema não é se as máquinas pensam, mas se os homens o fazem” - Skinner

Deixe uma resposta