Os telefones Nokia mais icónicos de todos os tempos

Por Wagner Pedro 5 min de leitura
Os telefones Nokia mais icónicos de todos os tempos

A Nokia pode não ter a mesma popularidade do passado, mas uma coisa é certo, a fabricante finlandesa redefiniu o mercado de telemóveis, dominando as vendas mundiais por mais de uma década. 

Ao longo dos anos, a empresa lançou muitos modelos difíceis de esquecer, e por diferentes razões, alguns eram conhecidos pela durabilidade (até considerados indestrutíveis), enquanto que outros representavam um salto em design e funcionalidades. 

Se foi (ou ainda é) um fã da Nokia, relembramos-lhe alguns dos telefones mais icónicos fabricados pela empresa, muitos deles marcaram uma geração e até apresentaram tecnologias inovadoras para a época.

Nokia 2110

Lançado em 1994, o 2110 foi o primeiro equipamento da Nokia a ter o famoso toque Nokia, que ainda hoje identifica a marca em todo o mundo. Ao contrário dos smartphones atuais, esse modelo só podia enviar um SMS de 160 caracteres de cada vez e armazenava apenas 10 chamadas perdidas, 10 números marcados e 10 chamadas recebidas. Mesmo assim, ele era considerado um equipamento a ter em conta na época.

Nokia 3310

Lançado no início dos anos 2000, o 3310 foi um dos telefones mais vendidos da Nokia, com mais de 125 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Comparado com os seus antecessores, este modelo tinha um design mais ergonômico, além de uma altura reduzida e sem antena visível, facilitando assim o manuseio quer na mão ou no bolso. O 3310 foi também o primeiro telemóvel a permitir o envio de três SMS como se fosse uma apenas e contava com a função de chat, que mantinha a conversa via SMS.

Nokia 3510

Lançado em 2002, o 3510 foi o primeiro dispositivo do mundo a ter toques polifônicos. A versão 3510i deste modelo utilizava Java 2 Mobile Edition, que possibilitava aos usuários utilizar e descarregar aplicações Java, toques polifônicos e imagens de fundo. O 3510 também se podia conectar à internet usando uma combinação de GPRS e WAP.

Nokia 7110

Hoje em dia, aceder à internet nos nossos smartphones é algo comum, mas nos primórdios da telefonia móvel, os telefones não tinham navegadores completos e dependiam de um padrão chamado WAP (Wireless Application Protocol ou em português, Protocolo para Aplicações sem Fio) para poder renderizar páginas da web. Lançado em 1999, o Nokia 7110 foi o primeiro dispositivo do mundo desenhado de raiz para WAP. Este modelo tinha um design futurista, incluindo um botão de rolar que também ele era clicável e que contava ainda com uma tampa deslizante, que abria ao carregar num simples botão na traseira do equipamento.

Nokia 8310

Lançado em 2001, o 8310 era um telefone premium que usava o design “barra de chocolate” da empresa. O rádio FM e o GPRS eram dois dos vários recursos do 8310 que não eram encontrados em concorrentes da época, incluindo infravermelhos e um calendário totalmente funcional. Com 2 centímetros de espessura e 97 centímetros de altura, ele foi considerado um dos telemóveis mais pequenos fabricados pela Nokia na época.

 Nokia Communicator 9000

Lançado em 1996, o Nokia Communicator 9000 era um produto claramente voltado para o mercado empresarial. A lista de recursos relacionados a negócios incluíam um teclado Qwerty para facilitar a digitação, sendo o primeiro telefone do mundo com essas características, possibilidade de enviar e receber e-mails, navegar na web, gerir folhas de calculo e até enviar fax.

Nokia 1100

Com mais de 250 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, o Nokia 1100 é o produto de maior sucesso da Nokia em números. Lançado em 2003, este modelo alcançou uma popularidade gigantesca numa época em que existiam dispositivos mais modernos. O 1100 foi direcionado para países em desenvolvimento e a utilizadores que necessitavam apenas dos recursos básicos, como fazer chamadas e enviar mensagens de texto.

Nokia N95

Quando a Nokia lançou o N90 em 2005, a empresa elevou a fasquia da tecnologia de câmara aplicada naquela altura em um telefone, apostando em um sensor de 2 megapixels com foco automático e flash LED. No entanto, foi o N95 repleto de recursos que conseguiu ser o “padrão” ao nível da qualidade da câmara durante vários anos.

O equipamento possuía uma lente Carl Zeiss e podia gravar vídeos a 30 frames por segundo.

Alguns consideram o N95 o último grande telefone da Nokia, já que o seu lançamento coincidiu com o início da revolução dos smartphones. O primeiro iPhone, por exemplo, tinha uma câmara de 2MP sem flash, foco automático ou capacidade de gravar vídeos, tornando o N95 um equipamento muito superior nesse aspecto.

Nokia 6310i

O 6310i foi o primeiro telefone tri-band da Nokia capaz de lidar com as bandas de frequência GSM900, 1800 e 1900. Este modelo tinha um acabamento exclusivo em dourado e preto, dando uma sensação premium. Além disso, devido a uma parceria com a Mercedes-Benz, o 6310i tornou-se um extra opcional em vários modelos da marca alemã entre 2002 e 2005. Porém, foi no mundo empresarial que o 6310i realmente brilhou, com os seus recursos GPRS, WAP, e-mail e Java para melhorar a produtividade.

Nokia 6820

O 6820 era o telefone mais popular da série 6800 da Nokia. Este modelo tinha como maior destaque o design flip, que revelava um teclado Qwerty completo. Na África do Sul, por exemplo, a popularidade do 6820 coincidiu com a ascensão do aplicativo de chat Mxit, tornando o dispositivo numa opção perfeita para longas horas de conversação.