Oppo Reno 6 Pro 5G – Análise

147 0
sapmogo-mobile-2.gif

As indústrias de smartphones, procuram todos os dias formas de tornar os seus aparelhos, mais atraentes para os consumidores. A OPPO não é exceção, ao entregar ao cliente dispositivos com um design agradável e recheados de diversos recursos.

A empresa chinesa, tinha lançado o ano passado o smartphone Reno 5 Pro 5G com um novo design (Reno Glow), que se manteve também no smartphone que apresentamos hoje, o Reno 6 Pro 5G com melhorias a nível fotográfico e de chipset.

O Reno 6 Pro, apresenta um design premium, com uma performance muito boa, especialmente das câmeras graças ao sensor de 50MP Sony IMX766 tanto na captura de fotografias como na gravação de vídeo. Apresenta um excelente resultado em ambientes com baixa luminosidade, com uma grande ajuda do IA.

De um modo geral, é preciso ir aos detalhes do OPPO Reno 6 Pro para conseguir descobrir as diferenças com o seu antecessor, pois este apresenta um preço elevado e poucas alterações relativamente ao Reno 5 Pro.

Design

A gigante chinesa, é já reconhecida por designs exclusivos e câmeras com um bom desempenho. O Reno 6 Pro só vem reforçar a força da OPPO nestes dois campos, com o design Reno Glow, já proveniente do seu antecessor.

Este dispositivo encaixa-se na mão como uma luva, e apresenta detalhes de acabamento premium provenientes do seu design Reno Glow (textura microscópica visualmente muito bonita e que melhora o agarrar do telemóvel), além disso este dispositivo apresenta as bordas curvas, um perfil fino (espessura = 7.99 mm) e extremamente leve, com cerca de 188 gramas. O seu corpo é constituído por um corpo de vidro e partes laterais metálicas que dão ao dispositivo uma sensação premium.

O Reno 6 Pro apresenta tal como quase todos os outros smartphones da atualidade, um módulo de quatro câmeras saído, uma porta USB-C, entrada para cartões sim (Dual) e não contém entrada para jack 3.5 mm. Na parte traseira apresenta ainda o logotipo da OPPO numa dimensão pequena e quase impercetível. Com o dispositivo vem uma capa transparente na embalagem oferecida pela OPPO.

De notar a ausência de informação relativamente ao grau de proteção IP à água e poeira.

Ecrã

O OPPO Reno 6 Pro apresenta um ecrã AMOLED de 20:9 de 6,5 polegadas com resolução 1080×2400, uma taxa de atualização de 90 Hz e com uma resposta ao toque de 180Hz. O ecrã AMOLED oferece ao usuário cores vivas e um alto nível de contraste, o que facilita a utilização do dispositivo em qualquer lugar sob qualquer exposição.

O ecrã do Reno 6 Pro parece ter sido criado para o consumo multimédia, pois apresenta certificação HDR10+ e possibilidade de chegar aos 1100 nits de luminosidade.

No ecrã, ainda podemos encontrar o sensor de impressão digital, bem posicionado, rápido e sem problemas de funcionamento e a câmera frontal de 32MP.

Câmeras

A OPPO é conhecida, por apostar forte nas especificações técnicas das câmeras e ganhar muitos pontos nesta vertente. O Reno 6 Pro apresenta, um módulo composto por quatro câmeras na parte de trás do dispositivo, apoiado por IA e liderado pelo sensor da Sony de 50MP o IMX766. Este módulo é ainda constituído por uma câmera ultra grande angular (16MP: f/2.2; FOV 123°; lente 5P; foco fixo), uma câmera telefoto (13MP: f/2.4; FOV 45°; lente 5P; AF suportada), e uma câmera macro (2MP: f/2.4; FOV 89°; lente 3P; foco fixo). Na parte frontal existe uma câmera de 32MP ((f/2.4); FOV 80°; lente 5P; AF não suportada)

O Reno 6 Pro apresenta o recurso ‘AI Bokeh Flare’, que funciona essencialmente como um modo de retrato para vídeos, idêntico ao recurso de “desfocar o fundo” presente em softwares de videoconferência como Microsoft Teams ou Zoom.

Num todo o OPPO Reno 6 Pro impressiona pela positiva na performance das câmeras, mas especialmente quando estamos perante baixa luminosidade, e neste requisito impressiona tanto nas fotos como no vídeo, pois este dispositivo permite gravar a 4k e 60FPS, sem engasgos e com estabilização. No caso de ser necessário, ainda existe a possibilidade de gravar a 1080p a 60FPS com opção “Ultra Stable” o que garante uma estabilização fantástica.

Relativamente à câmera frontal, a mesma não desilude, mas também não impressiona, é uma câmera de qualidade normal para a faixa monetária que este dispositivo se encontra.

Desempenho

O OPPO Reno 6 Pro apresenta um SoC Qualcomm Snapdragon 870 com suporte 5G, o suficiente para as atividades do quotidiano de uma pessoa que faz um uso simples do smartphone. Pelo preço do smartphone talvez fosse de esperar um processador SD880, embora o processador oferecido cumpra com os requisitos para um utilizador dito “normal”.

A nível de memória RAM apresenta 12GB de RAM o que torna o processo de multitasking rápido e sem engasgos. Caso precise de mais memória RAM a fabricante chinesa oferece uma funcionalidade de “expansão” da memória RAM através da utilização do armazenamento interno não utilizado.

A nível de armazenamento interno, este apresenta 256GB.

Bateria

A OPPO oferece ao cliente uma bateria Li-Po de 4500 mAh, com suporte a carregamento SuperVOOC 2.0 de 65W (incluído na caixa), o que confirmamos que consegue fazer um carregamento completo em cerca de 30 minutos.

Numa utilização intensiva o Reno 6 Pro, aguenta cerca de um dia, mas quando fazemos uma utilização dita “normal” sem excessos e sem ter a luminosidade a ferir a vista, o smartphone consegue durar facilmente dois dias.

Conclusão

A OPPO concebeu este smartphone, certamente com o foco nas câmeras que oferece ao cliente e nesse aspecto não há dúvidas que faz um bom trabalho e deixa bem satisfeito o cliente. 

Comparando com outros smartphones, com especificações técnicas similares podemos concluir que o Reno6 Pro está com um preço um pouco elevado, embora tenha uma grande vantagem relativamente aos demais pois a OPPO oferece apoio ao cliente a nível Nacional e podemos encontrar este smartphone à venda em diversas lojas distribuídas pelo país. 

Em suma, o OPPO Reno6 Pro 5G embora esteja na casa dos 830€ foi uma boa surpresa pois oferece ao cliente uma agradável qualidade de imagem, uma boa/excelente qualidade fotográfica e de gravação de vídeo além de que apresenta um design bonito, fino, leve e de fácil uso.

Queremos desde já, agradecer à OPPO pela oportunidade de testar este equipamento.

Continue a acompanhar toda a atualidade tecnológica mais relevante aqui no Life Patch e através das nossas redes sociais, FacebookTwitter e Instagram. Veja também as dicas que o LifePatch tem para si nesta página dedicada.

Deixe uma resposta