OPPO Find X3 Pro – Um flagship diferente e poderoso

686 1
Oppo Find X3 Pro 1
sapmogo-mobile-2.gif

A OPPO sempre foi conhecida por inovar nos seus produtos, o OPPO Find X3 Pro é o seu mais recente smartphone a transparecer toda a sua ideologia diretamente para as mãos do seu utilizador.

Após termos tido a oportunidade de testar durante duas semanas o brilhante flagship da OPPO é impossível ficarmos indiferentes à sua genialidade. Na verdade, assim que começa a usufruir deste dispositivo, rapidamente perceberá que terá ao seu dispor uma experiência de utilização poderosa e de um nível superior.

Desde a sua qualidade eximia de construção, ao seu design único e exclusivo, um excelente desempenho, câmaras de qualidade superior e a enorme panóplia de personalização, recursos e funcionalidades disponíveis. Na realidade, esta consagração não é mais do que o culminar de vários anos de trabalho e desenvolvimento árduo que a marca tem dedicado à sua série Find.

Design visionário e um Ecrã de mil milhões de cores

Oppo

Numa altura em que verificamos uma certa estagnação por parte das principais fabricantes de smartphones em termos de design, a empresa chinesa consegue trazer-nos uma verdadeira lufada de ar fresco. Isto é possível alcançar devido à conjugação da sua estrutura em alumínio, com a sua parte traseira em vidro e finalmente toda a sua curvatura aerodinâmica.

Desta forma, poderá contar com um dispositivo fino e com um design moderno, refinado e elegante. Claro está, que o seu grande destaque e particularidade, assenta no seu módulo de câmaras traseiras. Este funde-se quase que como por magia, com a sua parte traseira através da sua textura e curvas fluídas, conferindo-lhe um toque premium e acompanhando assim toda a sua construção.

O único senão que lhe apontamos neste aspecto é o facto de facilmente ficar repleto impressões digitais marcadas na sua parte traseira assim como na sua estrutura.

Contudo para elevar a sua experiência a um outro nível, existe ainda outro componente que faz a diferença, o seu fabuloso ecrã. Deste modo este trata-se de um ecrã AMOLED QHD+ curvo de 6,7″ (525 PPI) com cobertura de gama de cores P3, profundidade de cor de 10-bit e espectro de mil milhões de cores.

Além disso, este oferece também um taxa de atualização máxima de 120Hz e 1300 nits de brilho máximo. Todas estas características se traduzirão numa navegação extremamente fluida e rápida, que visualmente irão satisfazer todas suas necessidades, sejam elas mais relacionadas com mobile gaming, produtividade, navegação ou consumo multimédia.

De salientar ainda que este ecrã ocupa praticamente toda a parte frontal deste smartphone. As suas margens superior e inferior são muito reduzidas e quase imperceptíveis. A juntar a tudo isto, este possui laterais curvas que se integram na perfeição com a sua estrutura. Por fim, este adopta para a sua câmara frontal (32 MP) um pequeno “punch-hole” posicionado estrategicamente na sua parte superior esquerda.

Desempenho superior sem sacrificar a autonomia

Conforme explicamos anteriormente, o seu ecrã assume um papel preponderante nas mais diversas tarefas que realizar, garantido-lhe uma fantástica experiência. Porém, toda a sua extraordinária e eximia capacidade de processamento é possível graças ao Snapdragon 888 5G.

Com efeito, testamos inúmeras aplicações e jogos no OPPO Find X3 Pro, desde as mais exigentes, aquelas que requerem menos recursos. Os resultados são exatamente iguais a outros smartphones topo de gama equipados pelo mais poderoso processador da Qualcomm. A sua parte gráfica está assegurada pela GPU Adreno 660 e o multitasking através dos seus impressionantes 12 GB de memória RAM LPDDR5.

Resumidamente e tendo em conta aquilo que realmente importa, a abertura de apps e jogos é praticamente instantânea. Qualquer jogo ou app que utilizar terá sempre a garantia de um extraordinário desempenho, com uma excelente velocidade de processamento, bem como uma fluidez apenas possível de atingir num verdadeiro flagship.

Com toda esta impressionante capacidade de processamento, existe uma inevitável questão: Será a bateria do OPPO Find X3 Pro sacrificada em detrimento da sua capacidade de processamento? Não. O topo de gama da OPPO, mesmo com uma utilização mais intensiva irá facilmente permitir-lhe um dia completo de utilização sem quaisquer problemas.

Ainda assim, o seu sistema de carregamento rápido SuperVOOC 2.0 a 65W irá permitir-lhe efetuar uma carga completa em cerca de 30 minutos. Para além disso, naqueles momentos em que necessita de dar um pequeno “boost” a algum dos seus dispositivos, poderá ainda usufruir do recurso de carregamento inverso sem fios incluido no mesmo.

Câmaras de qualidade superior e uma interessante surpresa

No que respeita às suas câmaras o OPPO Find X3 Pro inclui um interessante módulo de quatro câmaras. Duas delas, nomeadamente a Ultra grande angular e a Grande angular, possuem o fantástico sensor Sony IMX766 de 50 MP. E são precisamente estas duas opções, que nos permitirão obter e registar momentos com uma qualidade de video e foto superiores.

Quanto às outras duas câmaras existentes, a Teleobjectiva e a Microlente, enquanto que a primeira fica aquém das expectativas a segunda é uma interessante surpresa. Nesse sentido, o sensor de Teleobjectiva de 13 MP permitirá obter um zoom ótico de 3x ou híbrido de 5x. Infelizmente os resultados obtidos carecem da mesma qualidade que lhe serão possíveis de obter com as duas lentes anteriormente citadas. As fotos obtidas perdem um pouco de qualidade e definição.

Em compensação a Microlente, permitirá basicamente ter sempre consigo um microscópio de bolso. A qualidade de 3MP não é perfeita nem fácil de utilizar, mas prima pela positiva na forma como a OPPO arriscou e tentou trazer-nos algo diferente e inovador.

De modo, a poder retirar as suas próprias conclusões, sugerimos que visualize a galeria de fotos retiradas exclusivamente com o OPPO Find X3 Pro sem qualquer tipo de edição.

Destaque ainda para os vários modos existentes, mais especificamente Retrato, Noite, Panorama, Autocolante, Pro, Time Lapse, Câmara Lenta, Digitalizador de Texto, Video Vista Dupla entre outros. Para complementar todos estes modos, terá ainda uma forte componente de AI que pode ser ativada e que o ajudará na calibração de cores, nitidez e resolução. Da mesma forma poderá ainda usufruir em fotografia do modo de Cor de 10 bits.

No que respeita a vídeo, existem os modos Noturno, Bokeh, Seguimento de focagem, Efeitos de Audio e Ultra Estável Pro. A garantia de qualidade está assegurada em todos eles, conseguindo obter interessantes resultados com resoluções de 1080p/4K de 30 até 60fps.

ColorOS e outros recursos relevantes

Em relação ao sistema operativo o Find X3 Pro vem instalado com o Android 11 e a sua interface ColorOS 11.2. É inevitável as suas semelhanças com o OxygenOS, uma vez que esta baseia-se na mesma simplicidade, acessibilidade, personalização e rapidez de execução.

Pessoalmente fiquei bastante agradado com a interface da OPPO, apesar de reconhecer que existe muita margem de progressão, contudo a experiência oferecida é extremamente satisfatória.

O ColorOS conta com algumas apps nativas, onde se incluem algumas ferramentas úteis e a app Relax e Espaço de Jogos. Esta última permite-lhe aceder a todos os seus jogos num só local e moldar o desempenho de CPU e GPU de acordo com as suas necessidades, disponibilizando três modos distintos (Modo Pro Gamer, Equilibrado e Poupança).

Para além do seu interessante design, nomeadamente os seus ícones e interface gráfica, o ColorOS junta à sua facilidade de navegação e fluidez, várias opções de personalização com um menu dedicado para esse efeito. Assim poderá definir Temas, Imagens de fundo (Estáticas ou Ao Vivo), Estilo dos ícones, Esquema de aplicações, Estilos de impressão digital, Cores, Tipo e Tamanho de letra, Gaveta de notificações e Iluminação lateral para notificações.

De referir ainda a personalização possível de realizar no AOD (Always On Display) ou Ecrã Sempre Ligado, que em conjunto com a iluminação lateral para notificações proporcionam uma experiência visual bastante interessante. Existem ainda outras relevantes opções, tais como o Modo vídeo HDR brilhante, Aumento de nitidez da imagem de vídeo, Alterar a velocidade das animações, Levantar para despertar, perfis para Dolby Atmos, entre muitas outras.

Numa nota final, tanto o leitor de impressões digitais embutido no seu ecrã, assim como o desbloqueio facial são bastante seguros e rápidos de utilizar.

Conclusão

Em conclusão, o OPPO Find X3 Pro espelha toda a visão futurista da marca, sendo este um dispositivo extremamente completo e que oferece uma experiência de utilização superior ao seu utilizador. O seu design espacial único, em conjunto com o seu fabuloso ecrã, câmaras e som de grande qualidade, a enorme fluidez do ColorOS, bem como a sua elevada performance e desempenho, tornam-no sem dúvida num dos melhores smartphones existentes atualmente no mercado.

No que respeita a pontos negativos, existe muito pouco a apontar. Ainda assim, a sua câmara Telefoto é um deles, tendo em consideração o que a concorrência oferece, fica a sensação de que a OPPO poderia e conseguia oferecer-nos maior qualidade nesta lente. Na câmara Selfie, existem também algumas questões. A mesma não possui estabilização óptica (OIS) em vídeo e a sua resolução máxima é de apenas 1080p/30fps. Nos testes efetuados, detectamos também algumas inconsistências a nível da exposição e HDR tanto em vídeo como em foto.

Agora, uma importante questão o seu preço. O OPPO Find X3 Pro não é um smartphone acessível a todas as carteiras, este situa-se no mesmo patamar dos topo de gama das outras fabricantes mundiais. Desta forma este é disponibilizado em duas cores distintas, preto brilhante e azul e custa 1 149 €.

Apesar do OPPO Find X3 Pro apresentar um preço elevado, consideramos o flagship da OPPO uma extraordinária alternativa aos principais topos de gama de grandes fabricantes como a Samsung, Apple e Xiaomi. Por todas as razões e aspectos anteriormente indicados, o OPPO Find X3 Pro merece obrigatoriamente o selo de recomendação Life Patch.

Continue a acompanhar toda a atualidade tecnológica mais relevante aqui no Life Patch e através da nossas redes sociais, FacebookInstagram e Twitter.

1 comment

  1. Estava a ponderar em adquirir um. Ao ler este magnífico artigo, não tenho dúvidas que ficarei muito bem servida. Obrigada lifepatch!

Deixe uma resposta