O suporte da Apple é fantástico. Que não haja dúvida!

Por Pedro Alves 4 min de leitura
O suporte da Apple é fantástico. Que não haja dúvida!

Comecei a usar equipamentos da Apple há alguns anos, e posso dizer que já tive (e ainda tenho) um pouco de tudo: iPod, iPhone, MacBook, Apple Watch, e até uma Apple TV. Como é óbvio, já não tenho nenhum dos meus primeiros artigos de nenhuma das gamas: fui fazendo upgrades conforme a minha necessidade, ajustando o meu portfólio de produtos, vendendo e comprando consoante os lançamentos que ocorriam, até chegar ao que tenho hoje. Mas um dia escreverei sobre isto mais detalhadamente.

Como utilizador praticamente exclusivo da marca da maçã, posso afirmar que já tive de recorrer ao suporte da Apple mais do que uma vez, algo que considero normal dado o elevado número de produtos da empresa que conheci. No entanto, sempre que algum equipamento apresentava um defeito, o mesmo estava dentro de garantia. Por essa razão, nunca tive de me preocupar com qualquer despesa inerente à intervenção necessária, pois a Apple assumia sempre tudo de forma extremamente competente.

Mas como as garantias não são eternas, o azar desta vez bateu na minha porta… Recentemente, o meu MacBook Pro, modelo de 2015, começou a apresentar umas manchas anormais no ecrã, como se estivesse a “descascar” internamente, entre o vidro exterior e o ecrã propriamente dito. Reparei nestas manchas num dia em estava a utilizar o referido portátil debaixo de luz solar direta, e automaticamente fiquei em pânico. Como é que eu nunca me tinha apercebido de tal situação? É que as manchas já não eram pequenas… O facto de utilizar o meu Mac quase sempre em casa ou em locais com luz artificial pode ser uma explicação para nunca ter reparado neste defeito… 

Apressei-me a procurar a prova de compra e nela constatei o que, no fundo, já sabia: a garantia tinha terminado… O meu Mac fora adquirido no final de 2016, ou seja, há mais de 3 anos… De cabeça perdida, fui ao Google pesquisar mais sobre esta situação, e é aqui que fico a saber que este defeito ocorreu com diversas unidades deste modelo de MacBook, e vi relatos de utilizadores que incluíam fotos dos seus portáteis num estado incomparavelmente pior ao do meu, ao ponto de ficarem mesmo inutilizados…

Assustado com aquilo que o futuro me reservava, comecei a fazer contas à vida. Não tinha a mínima intenção de adquirir um novo MacBook, pois não sentia necessidade de um modelo superior; comprar um portátil de outra marca estava fora de questão; por isso, a única solução era entregar o meu Mac na assistência da Apple e pedir um orçamento para a substituição do ecrã, antes do mesmo chegar ao ponto daqueles que vi em fotos de outros utilizadores. Por experiência profissional, tinha noção que o mais certo era receber um orçamento superior a 500€… Se assim fosse, iria recusar e continuar a usar o meu portátil defeituoso durante o máximo de tempo que ele me permitisse.

Contactei o suporte da Apple telefonicamente, com o qual tive uma experiência extremamente positiva: como liguei do número de telemóvel que tenho associado ao meu Apple ID, o assistente, que foi muito simpático e prestável, identificou automaticamente o meu produto, assim como a data de compra, características, etc. Não tive de dizer nada além do motivo da minha chamada. A ajuda foi pronta e no final da chamada recebi um e-mail com o número do meu caso e com a morada do centro de assistência Apple mais próximo da minha residência. Não foi levantado nenhum obstáculo acerca da caducidade da garantia.

A partir daqui tudo aconteceu muito mais rápido do que aquilo que eu esperava: entreguei o portátil no centro de assistência numa quarta-feira de tarde, e na sexta-feira seguinte já estava reparado. Sim, apenas 2 dias depois. Quando o entreguei a pessoa que me atendeu disse que iria verificar se existia algum programa de assistência fora de garantia que pudesse usar em meu beneficio neste caso, e assim foi: o ecrã do meu MacBook Pro de 2015, comprado em 2016, já fora de garantia há mais de 1 ano, foi substuído pela Apple sem qualquer custo. Exatamente, a Apple assumiu a troca do ecrã do meu Mac de graça!

Confesso que fiquei espantado com este desfecho, mas obviamente muito feliz. Não gastei dinheiro com a reparação, posso continuar com o Mac que me acompanha há 3 anos e que não pretendo trocar, e mais uma vez a Apple deu-me motivos para continuar a ser seu cliente.

É claro que se pode dizer que o defeito que o meu portátil teve é inaceitável, dado o preço do mesmo e os padrões de qualidade da marca da maçã. E, até certo ponto, concordo com isso. Não esperava que tal acontecesse, na verdade. No entanto, também não esperava a solução que recebi, honestamente. Apesar de tudo, estamos a falar de um equipamento já fora de garantia, cuja marca não tem qualquer obrigação legal de repor o seu correto funcionamento gratuitamente. O que muitas vezes vemos são produtos com avarias reconhecidas, cujas marcas simplesmente descartam qualquer responsabilidade. Pelo menos desta vez, felizmente, tal não aconteceu comigo.

Para finalizar, convém esclarecer que a Apple não patrocina nem o Life Patch, nem a mim em particular. Apenas achei que deveria partilhar aqui o que aconteceu comigo, pois a minha experiência pode vir a ajudar outras pessoas que estejam a passar pelo mesmo problema e que, simplesmente, tenham decidido baixar os braços. Este caso teve um final feliz, mas se não tivesse eu escreveria na mesma a relatar, assim como se de outra marca qualquer se tratasse. Sem fanatismos.