O que esperar da Computex 2024

Por Wagner Pedro 4 min de leitura
O que esperar da Computex 2024

A Computex 2024 está a chegar. O evento, que acontecerá de 3 a 7 de junho em Taiwan, deve apresentar uma série de novidades sobre o “mundo” da computação, com os principais fabricantes de chips, computadores e componentes de hardware do mundo a anunciar os seus próximos produtos. 

A lista de empresas que estarão no evento inclui nomes conhecidos do mercado da computação, como AMD, Intel, Nvidia e Qualcomm. Devido ao crescimento acelerado da inteligência artificial, é provável que tenhamos muitos anúncios relacionados com essa tecnologia. A seguir, poderá ficar a saber o que esperar da Computex 2024.

Intel

A Qualcomm chamou a atenção do mercado com o lançamento do chip Snapdragon X Elite, que está presente nos primeiros computadores Copilot+ PC da Microsoft. A Intel reagiu ao anúncio da concorrente apresentando a plataforma “Lunar Lake”, que deve chegar a outros dispositivos do mesmo projeto ainda este ano.

Assim como o Snapdragon X Elite, os processadores “Lunar Lake” incluem uma unidade de processamento neural (NPU) para lidar com um grande volume de dados de inteligência artificial. A Intel tem vindo a apostar forte na plataforma, chegando mesmo a anunciar que os seus processadores teriam um desempenho superior aos componentes da Qualcomm. 

Contudo, o anúncio mais recente não revelou muitos detalhes, servindo apenas como uma espécie de teaser para mostrar uma primeira visão da nova arquitetura. Espera-se que a empresa revele mais informações sobre os processadores e os produtos em que eles estarão disponíveis na Computex 2024. 

A próxima geração de GPUs da Intel, com o nome de código “Battlemage”, também devem ser mencionados no evento, já que a fabricante confirmou que os processadores “Lunar Lake” terão esse controlador gráfico. O evento da Intel está agendado para 4 de junho às 11h, horário local de Taiwan, um dia depois a AMD e a Qualcomm realizarão os seus próprios eventos.

AMD

A AMD deve abrir a Computex 2024 com um discurso da CEO Lisa Su. Embora o assunto principal não seja claro, a inteligência artificial certamente terá um impacto significativo durante a apresentação. A empresa tem vindo a trabalhar em diversos projetos, podemos assim esperar novos produtos interessantes.

A próxima arquitetura Zen 5 será lançada no segundo semestre deste ano. Portanto, a fabricante pode anunciar os processadores da série “Ryzen 9000”, construídos nesta arquitetura, durante o evento, mas o lançamento provavelmente aconteceria muito tempo depois, já que nem sequer vimos uma quantidade significativa de chips da série 8000.

Rumores apontam que a AMD lançará a sua próxima geração de placas gráficas em breve: e a Computex seria o local perfeito para isso. A primeira GPU da série “Radeon RX 7000” foi anunciada há dois anos, este seria então o momento certo para uma nova geração. Espera-se que os processadores adotem a memória de vídeo GDDR7, apresentada no início deste ano, que deverá oferecer um aumento de 50% na largura de banda em relação à tecnologia GDDR6.

A AMD também pode revelar algumas informações sobre um novo hardware de IA de Data Center (talvez alguma versão dos seus aceleradores “MI300 AI”) e, possivelmente, um novo processador de NPU para suas novas CPUs e GPUs. O evento da fabricante está marcada para esta segunda-feira, 3 de junho, às 9h30, horário local de Taiwan.

Nvidia

A Nvidia vem mencionando a sua intenção de se focar em IA durante o seu evento na Computex 2024, marcada para 2 de junho, às 19h, horário local de Taiwan. A empresa claramente que espera atrair uma grande multidão no seu evento — a mesma reservou um estádio inteiro para a apresentação. 

O foco em inteligência artificial não é uma surpresa, já que essa tecnologia tem contribuído positivamente para o aumento do preço das ações da Nvidia, graças aos seus aceleradores de IA, como o Superchip Grace Hopper. Ainda assim, esperam-se notícias sobre as próximas placas gráficas “GeForce RTX” série 50, baseadas na arquitetura Blackwell. 

No final do ano passado, a Nvidia anunciou que mudaria para um ciclo anual de produtos, mas não explicou se isso estaria relacionado com o mercado de GPUs de consumo ou Data Center. Espera-se que a empresa revele mais detalhes durante o evento. As novas placas gráficas da marca também podem chegar ao mercado com memória GDDR7.

Qualcomm

O projeto Copilot+ PC da Microsoft representou um marco importante para a Qualcomm. Com os primeiros computadores a contarem com o processador Snapdragon X Elite, a fabricante mostrou uma grande evolução em IA. Além disso, cerca de uma dúzia de outros PCs com processadores Snapdragon também foram anunciados em conjunto com os modelos Surface. Espera-se que esses mesmos dispositivos e outros sejam apresentados na Computex deste ano.

O CEO da Qualcomm, Cristiano Amon, será o anfitrião do evento intitulado “The PC Reborn”, durante o qual espera-se que ele reintroduza o novo lote de computadores com tecnologia Qualcomm, que chegarão ao mercado em 18 de junho — logo após a Computex.

Computadores de marcas como Acer, Asus, Dell, HP, Lenovo e Samsung devem ser lançados em breve com processadores Snapdragon, reforçando assim o compromisso da empresa nesse mercado tão disputado. O evento da Qualcomm será transmitido ao vivo no dia 3 de junho às 13h30, horário local de Taiwan, no canal de YouTube da Snapdragon. 

Novos portáteis

A Computex tem a reputação de ser um evento centrado em desktops, mas isso tem vindo a mudar nos últimos anos, 2024 pode vir a alterar completamente esse “foco habitual”. Além de novos processadores para portáteis, espera-se também que alguns modelos de grandes marcas sejam exibidos.

Considerando que a AMD e a Intel estão a preparar-se para anunciar processadores para desktops e novos processadores móveis, com a plataforma Zen5 e Lunar Lake, existe a possibilidade de alguns portáteis poderosos serem apresentados no evento deste ano, com ecrãs OLED e conectividade Wi-Fi 7.