O Filme do Bruno Aleixo – O filme do Bruno

Por Rute Ferreira 2 min de leitura
O Filme do Bruno Aleixo – O filme do Bruno

No passado dia 23 de Janeiro, chegou às salas de cinema portuguesas e brasileiras, a longa-metragem O Filme do Bruno Aleixo.

O filme, que foi realizado por João Moreira e Pedro Santo, já tinha sido exibido no Festival do Rio, na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e no Festival Porto/Post/Doc.
Bruno Aleixo, a personagem criada pelo próprio Bruno Aleixo, é uma mistura de um cão e um urso que tem 62 anos, nasceu na zona de Coimbra e continua a ser muitas vezes associado a um Ewoks (raça existente no universo Star Wars).

Esta personagem começou a ser conhecida pelos vídeos publicados na internet intitulados Os Conselhos Que Vos Deixo, mas também por participar na conversa com o Nuno Markl em Os Incorrigíveis, no entanto, foi em 2008 que deu o salto para ser conhecido do grande público com O Programa do Aleixo, transmitido pela Sic Radical.

Bruno Aleixo e o Busto (busto de Napoleão) faziam nessa altura o furor do programa, aparecendo mais tarde o Homem do Bussaco e o Renato Alexandre. Sem nenhum propósito menos coloquial e de forma inusitada, foram surgindo episódios com um humor pouco pretensioso, mas que retratavam muitas situações caricatas do dia-a-dia, acabando desta forma por chegar facilmente ao grande público.

Ao fim de quase uma década de vários programas criados a partir de Bruno Aleixo, surge a oportunidade de ser feito o seu filme.

Nesta produção, Bruno Aleixo, ele próprio, o convidado para criar uma ideia para um filme. Com falta de ideias para o argumento decide reunir-se com os seus amigos. O Homem do Bussaco, o Busto e o Renato Alexandre na esperança de nesse encontro sair um projecto de sucesso.

Na verdade, a premissa O Filme do Bruno Aleixo até era ambiciosa, e esperava-se que trouxesse algo de novo e entusiasmante que o público ainda não tivesse visto. Mas a sensação com que se fica no fim é; “é só isto?”. Talvez porque se esperasse que um filme pudesse ser fomentado por algo de novo que ainda não tivesse sido visto.Fica-se assim, pelo sentimento algo nostálgico de que o tempo passa rápido, muitas coisas se alteraram e já lá vão mais de vinte anos desde que o Bruno Aleixo está na vida do público português.

Siga esta e outras novidades no Life Patch!