Novo processador Samsung poderá ser o mais eficiente de 2020

1343 0
Samsung Exynos 850
sapmogo-mobile-2.gif

A palavra “Exynos” é certamente familiar aos fãs e utilizadores Samsung. Este é o nome dado aos processadores “da casa” desenvolvidos pela fabricante, que têm equipado, desde há vários anos para cá, quase toda a linha de terminais da empresa sul-coreana.

Um dos mais recentes processadores Exynos a chegar ao mercado é o Exynos 850, um processador de gama média/baixa, mas que revela características muito interessantes. Uma delas é a sua eficiência.

Exynos 850, o SoC Samsung que prima pela eficiência

Estreado no Galaxy A21s, o novo gama de entrada Samsung, o Exynos 850 foi finalmente listado pela Samsung, o que nos permite analisar melhor as suas características como System on Chip (SoC) independente.

O processador que aqui é tema é construído numa arquitetura de 8nm. Isto não seria uma novidade, considerando que temos vários processadores no mercado com arquiteturas de 7 e 8nm, havendo já o desenvolvimento em 5nm. No entanto, esta é uma estreia num smartphone com preço a rondar os 200€, tornando-se (para já) um exclusivo no mercado.

Isto beneficiará principalmente a eficiência do processador, ou seja, permite uma redução da energia desperdiçada em calor, o que se traduz numa melhor autonomia do smartphone equipado com este chip.

Samsung Galaxy A21s
O Samsung Galaxy A21s vem equipado com o novo Exynos 850

O Exynos 850 é um processador octa-core, ou seja, com oito núcleos, sendo eles núcleos ARM Cortex-A55, que correm a uma frequência de 2.00GHz. No papel, esta poderá ser a receita para o processador mais eficiente do ano, tendo em conta a sua potência estável por todos os seus núcleos e a sua arquitetura reduzida.

No Galaxy A21s, temos uma bateria de 5000mAh a acompanhar este SoC, o que certamente irá garantir uma excelente autonomia ao terminal. Apesar de não ser um processador topo de gama, o Exynos 850 tem ainda alguns argumentos, incluindo a GPU Mali-G52, suporte para ecrãs com resolução Full HD+, memória eMMC 5.1, conectividade por bluetooth 5.0, pode suportar um set de duas câmaras traseiras e é ainda capaz de gravar video em 1080p a 60fps.

O final do ano está ainda longe e poderemos ver outras propostas da concorrência surpreender a Samsung. No entanto, esta formula é bastante parecida com a formula utilizada no lendário Snapdragon 625, o porta-estandarte da eficiência que desde 2016 fez bastante sucesso.

Siga toda a atualidade tecnológica no Life Patch.


Fonte: Android Authority

Eduardo Silva

Eduardo Silva

Jurista, Advogado e Tech Blogger, com gosto infinito por tecnologia e automobilismo. Comummente encontrado também em festivais de música na zona Norte de Portugal.

Deixe uma resposta