Nome de Elon Musk é usado em burla com Bitcoin

194 0
elon musk
sapmogo-mobile-2.gif

Nos dias de hoje o cibercrime é um problema com o qual cada vez é mais necessário termos cuidado. Os esquemas estão mais elaborados que nunca e até mesmo os utilizadores mais cuidadosos acabam por cair nas teias dos meliantes. Nesta burla em especifico, os criminosos usam como isco o nome do CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk.

Este esquema foi desvendado pela ESET, que revelou que o mesmo consiste em usar o nome de Elon Musk num endereço Bitcoin, de forma a conquistar a confiança das vitimas. Tal parece ter resultado, pois avalia-se que em apenas dois meses tenham sido extorquidos mais de 2 milhões de dólares nesta criptomoeda…

Os cibercriminosos usam “Bitcoin vanity addresses”, que são endereços que incorporam uma palavra personalizada nos mesmos. Desta forma, a colocação de “Musk” foi a chave para abrir caminho rumo à conquista da confiança das vitimas. Alguns exemplos dos endereços utilizados são 1MuskSEYstWetqTFn5Au4m4GFg7xJaNVN2 ou 1ELonMUskSEYstWetqTFn5Au4m4GFg7xJaNVN2.

O que é pedido às vitimas é o envio de bitcoins para um destes endereços, sob a falsa promessa da duplicação desse valor e futura devolução do mesmo. Como é fácil de perceber, tal nunca se concretiza, e as vitimas perdem o dinheiro enviado. Os cibercriminosos chegam até às vitimas através do roubo de contas do YouTube e do Twitter com muitos seguidores, contas essas que são posteriormente alteradas, sendo colocados dados que dão a entender que pertencem a uma empresa ou personalidade famosa e credível. De seguida, é organizado um evento online onde alegadamente existe uma oferta, de forma a atrair a atenção do maior número possível de pessoas.

O especialista em segurança da ESET, Jack Moore, recomenda extremos cuidados na hora de participar em alguma atividade online que envolva dinheiro. É importante verificar a credibilidade das contas e dos organizadores do que quer que seja, sob pena de se tornar em mais um mártir da internet. O Life Patch faz suas as recomendações de Moore.

Pedro Alves

Pedro Alves

Entusiasta por tecnologia, está sempre em busca de nova informação. Amante de animais, da Lego e de Fórmula 1. Conduzir ao som de uma boa banda sonora faz parte dos seus momentos de descompressão.

Deixe uma resposta