O Motorola Razr surgiu como o ataque da marca ao segmento dos dobráveis, no entanto a aposta pode não ter sido a mais acertada…
Com o lançamento deste Razr a Motorola tinha dois objetivos: um deles era apelar à nostalgia dos consumidores e trazer de volta um saudoso modelo, lançado em 2004, que tanto sucesso fez no mundo: o Razr V3; o outro era aproveitar o formato concha do modelo original e mantê-lo, mas nos moldes atuais: em formato de smartphone com ecrã dobrável. Com isto, a Motorola conseguiu entrar no ainda restrito mundo dos smartphones dobráveis, e ao mesmo tempo seguir uma estratégia inaugurada pela Nokia: a de “relançar” modelos icónicos que tiveram sucesso no passado. A fórmula tinha tudo para dar certo, aparentemente…

Apesar da grande esperança depositada no modelo, as análises não têm sido as melhores… Às especificações modestas, ao preço alto e à usabilidade questionável, junta-se agora a dificuldade em ser reparado, segundo o iFixit.
Apesar de todos os smartphones dobráveis serem complexos por natureza, dada a mobilidade necessária de alguns componentes internos, o Motorola Razr foi completamente arrasado pelo iFixit, recebendo um índice de reparabilidade de 1/10. Como comparação, o Samsung Galaxy Fold recebeu a pontuação de 2/10.
A dificuldade na desmontagem do Motorola Razr começa logo nas tampas externas, que são coladas e de remoção muito difícil. O iFixit destaca também as baterias, que se encontram em secções diferentes do telemóvel, sendo que para serem substituídas é necessário desmontar o equipamento praticamente na sua totalidade. Além disto, a porta USB-C está soldada à placa principal, dificultando a sua eventual substituição.


A construção complexa e os múltiplos cabos flexíveis presentes no Razr merecem também destaque por parte do iFixit, e justificam em parte o baixo índice de reparabilidade atribuído.
Este não é um smartphone para ser reparado em casa pelo utilizador final, disso não há dúvidas. Mas mesmo os técnicos da Motorola não terão uma tarefa fácil em mãos quando alguma unidade deste modelo surgir com anomalia…
Fique atento ao Life Patch para não perder nenhuma noticia do mundo tecnológico!