Microsoft Mesh: Será este o futuro da Realidade Virtual e Aumentada?

424 0
Microsoft Mesh
sapmogo-mobile-2.gif

A Microsoft anunciou recentemente a sua nova plataforma que mistura Realidade Virtual – RV com Realidade Aumentada – RA, intitulada de Microsoft Mesh.

Com efeito, esta nova tecnologia que junta RV e RA numa só, foi desenvolvida pela empresa de Redmond, sob a plataforma Azure. Desta forma, a Mesh promove o encontro e interacção de vários utilizadores que se encontrem em localizações diferentes, num único espaço virtual.

Essencialmente, esta plataforma colaborativa permitirá reuniões em tele-presença onde os seus membros são recriados por avatares virtuais. Para além disso, este nível de imersão e sensação de realismo é elevado a um patamar superior, com a possibilidade de interagir com um mundo repleto de hologramas 3D.

Contudo, os planos da Microsoft vão mais além e a empresa pretende transformar futuramente estes avatares, em recriações virtuais dessas mesmas pessoas. Porém isso exigirá, como seria de esperar, hardware dedicado para que isto se torne uma realidade.

De salientar, que esta realidade alternativa de colaboração e interacção com objectos só é possível através dos HoloLens 2. Os óculos de RV da Microsoft aliados à plataforma Mesh são o seu principal trunfo para toda esta inovadora e fabulosa experiência.

Ainda assim, a empresa disponibilizou esta plataforma para vários programadores. Pelo que é expectável que apareçam a curto prazo apps que retirem o proveito do Microsoft Mesh em Smartphones, Tablets e PC´s. A juntar a esta panóplia de dispositivos, a empresa pretende também a sua integração no Microsoft Dynamics 365 e no Microsoft Teams.

Na verdade esta plataforma poderá ser utilizada para inúmeras finalidades, tais como o desenvolvimento do design de um produto, consultas médicas, assistir a concertos, assistências técnicas, entre muitas outras, o limite será a imaginação dos programadores.

Facilmente percebemos que a Microsoft está a caminhar no sentido certo para a evolução desta importante tecnologia. Nesse sentido, a grande questão será mesmo o preço dos dispositivos que nos permitirão usufruir desta brilhante experiência.

Ainda assim, penso claramente que essa questão estará prestes a alterar-se com a adoção desta fusão de tecnologias (RV e RA) por cada vez mais gigantes tecnológicas. Isto permitirá que mais tarde ou mais cedo, esta tecnologia fique finalmente acessível para todos.

Na realidade, penso que a imersividade, nível de comunicação, interacção e possibilidades que esta nos permitirá, deverá ser seriamente encarada como o “Next Big Thing” que está a chegar ao mundo da tecnologia.

Por fim, deixamos-lhe abaixo um video onde poderá constatar mais pormenorizadamente o funcionamento real da plataforma Microsoft Mesh.

Acompanhe as noticias mais relevantes da atualidade tecnológica em Life Patch.

Deixe uma resposta