Mensagens Google: como ativar o RCS no Android

841 0
Mensagens Google: como ativar o RCS

O RCS ou Rich Communication Services é um protocolo de comunicação utilizado por muitas operadoras em todo o mundo que funciona da mesma forma que o SMS, mas que permite a realização de funcionalidades mais avançadas. Além das funcionalidades tradicionais, como MMS ou SMS, a tecnologia RCS permite o envio de mensagens áudio, vídeo, envio de ficheiros, fotos, criar grupos de conversa, entre outros detalhes. Semelhante ao iMessage da Apple, o RCS permite aos utilizadores usufruírem de todos estes recursos usando Wi-Fi (sem gastos adicionais) ou através dos dados móveis. Se deseja usufruir destas funcionalidades no Android, saiba como ativar o RCS na aplicação Mensagens Google.

Mensagens Google: como ativar o RCS

Antes de mais nada, o leitor terá que utilizar a aplicação Mensagens Google para poder ativar o Rich Communication Services. Muitas fabricantes de smartphones já incluem nativamente a app de mensagens da Google na sua interface de utilizador, outras têm a sua própria aplicação de mensagens. Em último caso, terá que instalar a app Mensagens Google e defini-la como aplicação de SMS predefinida.

Para usufruir do RCS, um serviço semelhante ao iMessage da Apple ou a outros mensageiros conhecidos, siga os passos descritos abaixo usando a aplicação de mensagens da Google.

  • Abra a aplicação de mensagens da Google.
  • Toque nos 3 pontinhos verticais no canto superior direito.
  • Vá às Definições.
  • Funcionalidades de chat.
Mensagens Google: como ativar o RCS
  • Ative o botão onde diz “Ativar Funcionalidades de chat”.
  • Aceite os termos de utilização de forma a poder ativar as funcionalidade de chat da Google.
  • Ser-lhe-á solicitado a validação do seu número de telemóvel.
Mensagens Google: como ativar o RCS
  • Introduza-o e toque na opção Validar agora.
  • Dentro da aplicação Mensagens Google surgirá uma informação a confirmar que as funcionalidades de chat estão prontas.
  • Quando o estado das Funcionalidades de chat estiver ligado, já pode usar as novas funcionalidade na aplicação de mensagens da Google.
Mensagens Google: como ativar o RCS

A vantagem de serviços como o iMessage da Apple ou Mensagens Google, é a possibilidade de usar apenas um mensageiro para todo o tipo de tarefas, desde o envio das simples SMS ou MMS, até ao envio de quaisquer tipo de ficheiros, conforme supracitado. Só a título de exemplo: se porventura não conseguir enviar uma simples mensagem de texto, por falta de Wi-Fi ou dados móveis, como habitualmente faz no Telegram, Facebook Messenger ou WhatsApp, é certo que ela será enviada como SMS, à moda antiga através da app Mensagens Google. O mesmo é válido para o iMessage.

O que acha desta funcionalidade RCS? Pretende utilizar no seu equipamento Android? Usa o iMessage em dispositivos da Apple?

Continue a acompanhar toda a atualidade tecnológica mais relevante aqui no Life Patch e através das nossas redes sociais, FacebookTwitter e Instagram. Oiça o nosso podcast, veja também as dicas que o LifePatch tem para si nesta página dedicada e outros artigos de Lifestyle.

Samuel Pinto

Samuel Pinto

Nascido na belíssima cidade berço, tem como preocupação a relação entre o Homem e a tecnologia. “O problema não é se as máquinas pensam, mas se os homens o fazem” - Skinner

Deixe uma resposta