A Serigrafias & Afins (S&A) assinala uma década desde o lançamento da sua plataforma online, criada para dar visibilidade a edições de artistas plásticos e contribuir para a democratização do acesso a novos canais de divulgação da arte contemporânea portuguesa.
Para comemorar a data, os artistas Joaquim Canotilho, Margarida Guerra e Nair Leite Basto juntam-se ao catálogo da S&A com novas edições, reforçando uma coleção onde figuram nomes de referência como Árpád Szenes, Cruzeiro Seixas, João Cutileiro, José de Guimarães, Júlio Pomar, Maluda, Manuel Cargaleiro, Mário Cesariny, Nadir Afonso, Nikias Skapinakis ou Paula Rego, entre muitos outros.

A criação da plataforma resultou da experiência das fundadoras da S&A em áreas como marketing, comunicação e estratégias de promoção para o sector das artes plásticas. Surgiu como uma evolução natural do trabalho já desenvolvido, oferecendo um ponto de encontro direto entre artistas, agentes culturais e apreciadores de serigrafia — uma técnica que viveu um auge nos anos 90, perdeu dinamismo a partir de 2000 e que, passadas três décadas, volta agora a ganhar novo impulso.
Segundo Joana Correia, cofundadora da S&A, quando a plataforma foi lançada, em 2015, "a comercialização de serigrafias estava estagnada, devido à reduzida procura, a uma cadeia de valor pouco ativa e ao impacto da crise económica do período". Numa altura em que o digital começava a afirmar-se e a discussão sobre transformação tecnológica ganhava força, a S&A decidiu criar um novo canal para promover as numerosas edições existentes.
A responsável destaca ainda que o crescimento das compras online — incluindo em áreas que tradicionalmente não recorriam a este meio —, a adoção de novos canais de comunicação e, mais recentemente, o contexto pandémico, que reforçou o valor dado aos espaços pessoais e acelerou a digitalização do consumo, foram fatores determinantes para o renovado interesse pelas serigrafias e múltiplos.