Quantos de nós imaginávamos como seria trabalhar em casa? Quantos de nós muitas vezes pensámos que seria excelente trabalhar na nossa própria habitação, num espaço preparado por nós com as condições ideais para que nos sentíssemos bem?
Na realidade eu fui uma dessas pessoas. Sempre imaginei como seria trabalhar em casa, num espaço preparado por mim e para mim.
Não nesta situação atual em que nos encontramos, como devem calcular… O COVID-19 obriga-nos a ficar em casa e reajustar as nossas rotinas diárias, desde o trabalho, aos filhos, às compras, etc. Fica aqui o meu testemunho, de técnico de multimédia que está há um mês a fazer o seu trabalho a partir de casa.
O meu kit de teletrabalho
O meu kit de teletrabalho não é nada mau, resume-se a um Macbook Air 2015, um Mac mini, uma televisão de 52” e um Cinema Display da Apple, sim daquele “velhinhos”, vá não quero ser ofensivo a palavra correcta será clássico.
Trabalhar com uma televisão a servir de monitor pode parecer uma cena fixe, mas ao fim de muitos dias acaba por saturar, pois a qualidade de imagem não é a ideal. É uma televisão e não um monitor.
Uma secretária instalada na sala, para poder trabalhar e olhar pelos miúdos ao mesmo tempo que tento manter a sanidade mental. Pela primeira vez na vida podemos dizer que a banda sonora dos nossos dias de trabalho são as músicas do Frozen, do Rei Leão e até do Toy Story.
O detalhe da máquina de café em casa é muito importante, ter café acabadinho de tirar sem termos de nos deslocar é muito gratificante. Acho que por vezes exagero na quantidade de cafés, mas são eles que dão a justificação para as minhas pausas de 10 minutos.
No meu caso, o pijama não faz parte do kit de teletrabalho, muitas vezes uma camisa e umas calças de fato de treino só para dar o aspecto mais cuidado na parte superior durante as reuniões por vídeo conferência.
As ferramentas essenciais
No meu Macbook Air ligado ao Cinema Display tenho, aquilo que me permite trabalhar à distância com toda a comodidade.
Para começar a imprescindível VPN que me permite uma ligação segura à rede do trabalho. Tal como o Microsoft Remote Desktop, que me permite uma ligação à máquina que tenho no meu gabinete do trabalho.
Incrivelmente funciona muito melhor do que aquilo que estava à espera. Muito fluido, rápido e estranho ao mesmo tempo. Pois estou a trabalhar com dois monitores no mesmo computador e num ecrã vejo o ambiente macOS e noutro Windows, mas rapidamente nos habituamos a isso.
SCSM, o centro de tudo o que tenho de fazer. Para quem não conhece é uma plataforma da Microsoft que significa System Center Service Manager. Este software permite ver todos os incidentes e problemas que surgem no meu local de trabalho, “pegar” neles e tratar dos mesmos remotamente. Todos eles têm um período de tempo atribuído consoante a “gravidade” da situação e a ideia principal é resolver o problema ou incidente o mais rapidamente possível, ou dentro do prazo estipulado e enviar um relatório final para o utilizador afectado.
ZOOM, a plataforma que ganhou um impulso nos últimas semanas para unir as pessoas mas principalmente para as reuniões. As contas básicas permitem que os utilizadores consigam falar em períodos de 40 minutos até que a reunião se desligue automaticamente. No meu caso por uma questão profissional tenho uma conta Pro, a qual me permite ligações por tempo ilimitado e até 300 utilizadores ligados em simultâneo.
WebEx da Cisco, uma alternativa para o caso do ZOOM estar com problemas de ligação, o que nestes tempos que vivemos pode acontecer quando menos esperamos.
Microsoft Teams, outra plataforma que teve também ela um grande impulso desde que surgiu a pandemia do Coronavírus ou COVID-19, como preferirem. A nível profissional utilizo bastante a plataforma, para ter algumas reuniões mais informais, ou para falar com os colegas. Temos alguns grupos criados, um geral para comunicarmos todos e ainda internamente outros grupos privados designados por seções.
Se não fosse a necessidade de me ligar remotamente ao meu computador de trabalho e a necessidade a utilização do SCSM conseguia fazer todo o meu trabalho através do smartphone.
Com o smartphone consigo fazer as reuniões que são necessárias com a aplicação do ZOOM que está disponível para iOS e Android, ou até mesmo com o WebEx da Cisco. Consigo editar documentos e até mesmo a criação dos mesmos, assim como tratar de questões por email.
Já fiz reuniões sentado no sofá, com o smartphone montado no meu OSMO Mobile que por sua vez está montado num tripé. Os meus AirPods são também eles uma pequena peça essencial para que tudo corra bem e me consiga abstrair do ruído.
E consigo como está a ser o teletrabalho? Que ferramentas utiliza? Conte-nos tudo nos comentários!