iOS e iPadOS 14.5 já disponíveis para todos os utilizadores

462 0
iOS e iPadOS 14.5
sapmogo-mobile-2.gif

Os tão aguardados iOS e iPadOS 14.5 finalmente chegaram a todos os utilizadores de iPhone e iPad. Se ainda não atualizou o seu iPhone ou iPad para a versão mais recente, então faça-o já, pois as novidades são interessantes. Para tal é só ir às Definições > Geral > Atualização de software.

Além das habituais correções de erros e bugs, o iOS e iPadOS 14.5 estão repletos de pequenas novidades, mas que certamente serão do agrado da maioria dos utilizadores Apple. Eis as novidades com mais relevância.

Desbloquear o iPhone através do Apple Watch

Com a pandemia COVID-19, o uso de máscara tornou-se numa rotina diária obrigatória, mas a realidade é que com a máscara torna-se impossível desbloquear o iPhone. Para tal, a Apple implementou uma novidade que permite desbloquear o iPhone com recurso ao Apple Watch. Dessa forma não é necessário retirar a máscara para desbloquear o dispositivo. Para que funcione, também terá que atualizar o seu Apple Watch para o watchOS 7.4. Note que para autenticar pagamentos com o Apple Pay ou outros recursos em que seja necessário o Face ID, terá que obrigatoriamente descer a máscara para efetuá-los com o iPhone. Esta funcionalidade apenas funciona para desbloquear o equipamento. Para ativar esta funcionalidade vá às Definições > Face ID e código > Desbloquear com o Apple Watch.

Permitir pedidos de seguimento das aplicações

A tão aguardada funcionalidade chamada “Permitir pedidos de seguimento das aplicações” finalmente chegou com o iOS e iPadOS 14.5. Confesso que esta funcionalidade é das que mais me agrada nesta última atualização da Apple para os seus sistemas operativos móveis. Ao ativar essa opção, isso vai obrigar a que todas as aplicações lhe peçam permissão para segui-lo ou rastreá-lo em sites ou apps de outras empresas. Ao abrir uma aplicação, abrir-se-á uma janela a perguntar se permite que as suas atividades entre aplicações e sites de outras empresas sejam seguidas. Tem duas opções disponíveis: Pedir à app para não seguir, ou simplesmente, permitir. Se optar pela primeira, os seu dados não serão sugados à descarada por empresas como o Facebook ou outras do género. Aguardo ansiosamente para que um dia, uma futura versão do Android disponibilize um recurso igual ao da Apple.

Novos emojis e melhorias na Siri e Podcasts

Com a chegada do iOS e iPadOS 14.5, também chegam mais de 200 novos emojis para o seu iPhone e iPad. Os novos emojis são baseados na especificação Emoji 13.1 que foi certificada em 2020. A Siri recebeu melhorias interessantes, principalmente no que toca à reprodução de música. Depois que instalar o iOS 14.5 e pedir à Siri para reproduzir uma música pela primeira vez, ela perguntará qual a app de música que deseja utilizar. Depois de escolher a desejada, ela ficará pré-definida para futuros pedidos à Siri. A partir da versão do iOS e iPadOS 14.5 existirão vozes masculinas e femininas para a Siri. No inglês dos EUA há duas vozes femininas e duas masculinas disponíveis para utilizar a Siri. A aplicação Podcasts também recebeu melhorias e alguns detalhes redesenhados na interface de utilizador da app.

Outras novidades para o iOS e iPadOS 14.5

  • Suporte às AirTags na app Encontrar
  • Suporte aos comandos da PlayStation 5 (DualSense) e Xbox Series X
  • Funcionalidades no Apple Maps semelhantes às do Waze
  • Ferramenta de recalibração de bateria para os iPhones 11 series
  • Partilha das letras do Apple Music nas Mensagens, Facebook ou Instagram Stories
  • Organize os Lembretes na sua ordem preferida

O que acha destas novidades? Continue a acompanhar toda a atualidade tecnológica mais relevante aqui no Life Patch e através das nossas redes sociais, FacebookTwitter e Instagram. Veja também as dicas que o LifePatch tem para si nesta página dedicada.

Samuel Pinto

Samuel Pinto

Nascido na belíssima cidade berço, tem como preocupação a relação entre o Homem e a tecnologia. “O problema não é se as máquinas pensam, mas se os homens o fazem” - Skinner

Deixe uma resposta