iOS 14.5: utilizador vai saber se está a ser rastreado na app Encontrar

203 0
ios 14.5
sapmogo-mobile-2.gif

A aplicação Encontrar está prestes a receber uma nova funcionalidade que poderá ajudar o utilizador a escapar de situações onde está a ser rastreado sem perceber. Chamado Item Safety Alerts, o recurso já encontra-se implementado no iOS 14.5, e vai alertar ao utilizador caso ele esteja com algum item desconhecido que está a ser monitorado sem seu conhecimento – por exemplo, caso algum device ou item tenha sido escondido em sua bolsa.

Uma alerta será exigido para que o utilizador seja capaz de remover ou desativar o item que o está a rastrear. Essa novidade parece ter sido concebida para neutralizar um cenário onde um dispositivo compatível com a aplicação Encontrar seja escondido em um bolso e utilizado para monitorar os movimentos de alguém sem o seu consentimento.

ios 14.5
Apple pensou no cenário onde AirTags poderiam ser usadas para stalkear alguém

Curiosamente, o mesmo recurso havia sido encontrado em versões iniciais do iOS 14.3, porém, ele foi removido na versão final do sistema para, só então, regressar com o iOS 14.5 – possivelmente devido ao lançamento iminente das AirTags, que devem ser apresentadas neste mês de março. O sistema avisará o utilizador caso a opção do Safety Alerts esteja desativada, afinal de contas, ela virá ativada por padrão, como mostra a postagem a seguir:

Considerar um cenário de uso onde as AirTags poderiam ser utilizadas para perseguir alguém sem o devido consentimento foi, de facto, algo que mostrou que a Apple está a pensar mais uma vez em todos os detalhes do uso. Esconder um iPhone, iPad ou Mac na bolsa sem que alguém perceba vai ser difícil, mas um dispositivo diminuto como as AirTags poderiam acabar passando despercebidos.

Deixe uma resposta