iOS 13.7 lançado com suporte às notificações de exposição ao COVID-19

603 2
iOS 13.7 COVID-19
sapmogo-mobile-2.gif

A Apple acaba de disponibilizar oficialmente o iOS e o iPadOS 13.7 para todos os utilizadores, com o destaque para o iOS 13.7 que acaba de receber suporte nativo às notificações de exposição ao COVID-19.

Apesar do suporte nativo às notificações de exposição ao COVID-19 no iPhone, a realidade é que poderá não estar disponível em todas as regiões ou países. Para tal, as autoridades de saúde têm que se inscrever para que a funcionalidade esteja disponível para todos os utilizadores que usem um iPhone com o iOS 13.7.

Em Portugal a funcionalidade já está disponível. Assim sendo, qualquer utilizador de iPhone que esteja com a versão mais recente, não tem necessidade de instalar apps de terceiros para ser notificado sobre potenciais riscos inerentes ao COVID-19. No Android, uma atualização sairá em breve, de forma a que esta funcionalidade também esteja presente de forma nativa no sistema. Até lá os utilizadores Android terão de descarregar a app STAYAWAY COVID da Google Store.

Como ativar notificações de exposição ao COVID-19?

O processo para ativar as notificações de exposição ao COVID-19 no iOS 13.7 é relativamente simples. Para tal, é só seguir os passos abaixo:

  • Vá a Definições.
  • Notificações de exposição.
  • Ativar Notificações de exposição.
  • Depois escolha o país ou região.
  • Ao adicionar a região, será informado se as autoridades de saúde já podem ou não, enviar notificações de exposição ao COVID-19.
  • Por fim, verá o status do estado do registo de exposição ativo no seu iPhone.

Dessa forma, qualquer utilizador de iPhone com o iOS 13.7 poderá receber as notificações de exposição ao COVID-19, e ficar alerta a hipotéticos perigos. Esta funcionalidade não está disponível no iPadOS 13.7.

Além disso, o iOS 13.7 também introduziu novos stickers de Memoji e a partilha de pastas no iCoud Drive a partir da aplicação Ficheiros. Esta atualização também tem melhorias e correções de erros. Em relação ao iPadOS 13.7, inclui as recorrentes correções de erros para o iPad.

E você? Pretende ativar as notificações de exposição ao COVID-19 no seu iPhone?

Fique atento a todas as novidades tecnológicas aqui no LifePatch, bem como a todas as dicas presentes nesta página dedicada do LifePatch.

Samuel Pinto

Samuel Pinto

Nascido na belíssima cidade berço, tem como preocupação a relação entre o Homem e a tecnologia. “O problema não é se as máquinas pensam, mas se os homens o fazem” - Skinner

2 comments

  1. por acaso nao consigo ativar a função. Estou um tanto aborrecido com isso.

    Onde posso dar feedback à Apple do bug que está a acontecer comigo?

    1. Olá Miguel. Na redação do LifePatch todos os utilizadores de iOS conseguiram ativar com sucesso as notificações de exposição ao COVID-19, inclusive algumas pessoas do meu circulo de amigos, e eu, conforme mostrado nos prints do artigo. Uma coisa simples que eventualmente poderá resolver é reiniciar o seu iPhone. Lembro-o que esta funcionalidade não funciona no iPad. Se porventura viver fora de Portugal, o serviço só está funcional se as autoridades de saúde desse país implementarem esse recurso. Em Portugal a DGS é a responsável por essa funcionalidade. Noutro país será outra autoridade de saúde. Conforme diz o artigo terá de ter a versão mais recente do iOS, a saber o iOS 13.7. Só assim é que é possível ativar as notificações. Se ainda assim, não conseguir ativar as notificações de exposição ao COVID-19 entre em contacto com o suporte Apple Portugal através do número 800 207 983. Um abraço.

Deixe uma resposta