ICQ, o adeus ao Pai dos serviços de chat

Por Wagner Pedro 1 min de leitura
ICQ, o adeus ao Pai dos serviços de chat

Três décadas depois, o ICQ vê o seu serviço ser encerrado. Criado em 1996 pela empresa Mirabilis, foi um dos primeiros programas de mensagens instantâneas da internet.

No site oficial da plataforma, é apresentada a seguinte mensagem: “O ICQ deixará de funcionar a partir de 26 de junho”. O anúncio também recomenda que os utilizadores migrem para outros aplicativos da VK, a empresa Russa que adquiriu o ICQ em 2010 por 407 milhões de dólares.

Com o encerramento do ICQ, chega ao fim um software muito elogiado pelo público e que ajudou a popularizar as mensagens instantâneas nos computadores na década de 1990. Para quem não conhece, a sigla ICQ significa "I Seek You" (eu ando à tua procura).

A plataforma tinha 100 milhões de utilizadores registados em 2001, mas com o passar do tempo, a mesma foi superada por concorrentes de mensagens instantâneas e aplicações de chat para smartphones. Em 2010, a VK comprou o ICQ para revitalizá-lo, já que o aplicativo era bastante popular na Rússia.

A empresa até desenvolveu versões mobile do ICQ, o que ajudou no crescimento do serviço em 2014. No entanto, após várias tentativas de reformular o software, o desenvolvimento não correu bem, com as versões para iOS e Android a serem removidas da App Store e Google Play.

A VK controla uma plataforma de média social semelhante ao Facebook, juntamente com o VK Messenger, que tem mais de 10 milhões de downloads no Google Play. O fim do ICQ sugere que a empresa está redirecionando esforços e recursos para plataformas mais populares.

No X (antigo Twitter), a conta oficial do ICQ diz que poderemos vir a ter um retorno da plataforma, no entanto, não sabemos quando e se isso realmente irá acontecer.