Huawei dominou mercado mobile no segundo trimestre de 2020

253 0
Huawei
sapmogo-mobile-2.gif

Apesar das várias dificuldades que a Huawei tem enfrentado no mercado, com o embargo às suas relações comerciais com empresas norte-americanas, vários analistas previram um declínio no poder da marca no mercado a nível mundial.

No entanto, 2020 vem surpreender, tendo a Huawei superado a Samsung e a Apple no segundo trimestre deste ano no número de vendas de smartphones. Os dados são lançados pela agência Canalys, que recolheu dados relativos ao mercado europeu, norte-americano, chinês e indiano numa coleção de dados que vem revelar a vitória da Huawei entre os meses de abril e junho.

De acordo com os dados apresentados pela agência, a Huawei vendeu 56 milhões de unidades dos seus dispositivos móveis durante este período. Este número de vendas é, ainda assim, 5% mais baixo que os números registados no período homólogo de 2019.

A queda foi bastante reduzida, especialmente considerando o período delicado que a população atravessa devido ao novo Coronavirus e também às acima mencionadas complicações comerciais da empresa. Para este sucesso, a empresa conta principalmente com as vendas na China, mercado que representa 72% das vendas deste tipo de equipamento para a marca.

Os resultados da Huawei acabam por ser ainda mais surpreendentes quando comparados com o número de vendas da Samsung, que totalizou 53.7 milhões de unidades vendidas, menos 30% que no mesmo período de 2019 e complicando a mesma tendência já verificada no primeiro trimestre do ano, onde tinha já registado uma queda de 17%.

Denota-se, no entanto, que apesar da grande queda nas vendas de smartphones, a gigante tecnológica sul-coreana veio apresentar lucros recorde, que rondaram os 5,7 mil milhões de euros. Estes resultados devem-se principalmente à crescente aposta da empresa na venda de componentes para empresas rivais, como as suas telas AMOLED ou os seus sistemas de memória.

Com a recuperação dos mercados face à crise implementada pela COVID-19, será interessante acompanhar os números das três grandes empresas do mercado mobile, com a Samsung e a Apple a lançarem os novos Galaxy Note 20 e iPhone 12, respetivamente, prometendo fazer face ao próximo Huawei Mate 40 Pro.

Conseguirá a Huawei manter estes resultados? Deixe nos comentários a sua opinião e siga toda a atualidade tecnológica no Life Patch.


Fontes: Phone Arena; Canalys

Eduardo Silva

Eduardo Silva

Jurista muito interessado em tecnologia que gosta de escrever sobre a atualidade e partilhar a sua opinião. Comummente encontrado também em festivais de música na zona Norte de Portugal.

Deixe uma resposta