Gemini ganha nova ferramenta que transforma fotos em vídeos dinâmicos
A Google começou a disponibilizar em Portugal uma nova funcionalidade no Gemini que promete dar uma nova vida às fotografias. A partir de agora, os subscritores dos planos Google AI Ultra e Pro podem transformar imagens estáticas em pequenos vídeos com movimento e som, diretamente dentro da aplicação.
Para usar a novidade, basta aceder à opção "ferramentas" na barra de prompt do Gemini, escolher "vídeo" e carregar uma fotografia. Também é possível recorrer ao Nano Banana, a ferramenta de edição de imagens desenvolvida pela Google DeepMind, que permite criar diferentes versões de uma mesma foto antes de convertê-la em vídeo.
Depois de selecionar a imagem, o utilizador pode descrever o tipo de movimento e o áudio que pretende — incluindo diálogos, efeitos sonoros e ruído ambiente. O Gemini gera então um clipe de oito segundos, em resolução 720p, no formato horizontal 16:9, completo com som sincronizado.
A funcionalidade de foto-para-vídeo está a ser lançada de forma gradual, tanto na versão web como na aplicação móvel do Gemini.