O evento online Samsung Galaxy Unpacked decorreu esta quarta-feira em direto para o mundo em plataformas de livestream, com vários produtos premium a ser apresentados. Dois desses produtos foram os Galaxy Tab S7 e S7+, que prometem dominar o mercado dos tablets Android e rivalizar com o iPad Pro.
Os novos tablets topo de gama da empresa sul-coreana oferecem características que nenhum outro tablet Android oferece ao dia e hoje, posicionando-se com grande destaque também pela qualidade como pelo seu preço. Passemos assim a conhecê-los.
Galaxy Tab S7+, a opção Premium
O Galaxy Tab S7+ é o dispositivo mais recheado deste duo, recebendo um ecrã Dynamic AMOLED de 12.4 polegadas. Este ecrã tem resolução 2800 x 1752p e beneficia de uma taxa de atualização de 120Hz. Esta alta taxa de atualização vem trazer uma experiência de utilização melhorada no uso da S Pen, que é a mesma utilizada pelos novos Galaxy Note20, com uma latência reduzida de 9ms.
Este é um tablet bastante fino e elegante (5.7mm de espessura), com uma qualidade de construção inquestionável. No seu interior, ainda assim, podemos encontrar uma grande bateria de 10090 mAh, garantindo a marca que esta unidade garante energia suficiente para pelo menos 16 horas de reprodução de vídeo. E para optimizar o consumo de multimédia, temos quatro altifalantes stereo AKG.
A boa autonomia do tablet acaba por ser complementada pelo carregamento rápido de 45W (bem superior aos 25W do Galaxy Note20), mas que obrigará o utilizador a comprar o carregador certo para este tipo de carregamento, que não vem incluído na oferta.
Este tablet está equipado com um processador Snapdragon 865+ e pode ser configurado em opções de 6 ou 8 GB de RAM e 128 ou 256GB de memória interna. Na sua parte de trás temos dois sensores fotográficos, uma câmara principal de 13MP e uma grande-angular de 5MP. Por outro lado, há uma câmara frontal que se posiciona para uma melhor utilização horizontal do dispositivo, com uma resolução de 8MP.
Para completar a lista de especificações e funcionalidades, o Galaxy Tab S7+ vem equipado com um leitor de impressões digitais integrado no ecrã, Bluetooth 5.0, suporte para o Samsung Dex e software optimizado do Microsoft Office.
Este terminal está disponível nas cores Mystice Bronze, Mystic Black e Mystic White, com um preço na configuração base de 899 euros na versão Wi-Fi e 1100 euros na versão 5G.
Galaxy TabS7, a alternativa mais em conta
O Galaxy Tab S7 trata-se não apenas de uma alternativa barata, mas sim de uma alternativa que deixa um ou outro pormenor de fora que talvez não sejam tão importantes para alguns utilizadores.
Assim, este tablet partilha o mesmo processador, configurações de memória (aproveita até a rápida memória UFS 3.0), mesmos quatro altifalantes stereo, mesmas câmaras e suporte para o Samsung Dex.
Os “cortes” acabam por ser mais evidentes no seu tamanho e ecrã, com este tablet a ser ligeiramente menor, com um ecrã de 11 polegadas. E em vez de uma tela AMOLED, temos aqui uma tela LCD, optando a Samsung por oferecer a tecnologia LTPS TFT. Ainda assim, importa referir que este ecrã tem também uma taxa de atualização de 120Hz, tal como o Tab S7+, sendo oferecendo ainda uma maior luminosidade, de 500 nits.
Para além disto, encontramos diferenças na autonomia, dado que o Galaxy Tab S7 traz uma bateria com capacidade de “apenas” 7040 mAh, com a marca a garantir que este terá capacidade para 15 horas de reprodução de vídeo. Para além disto, apesar de ter suporte para a S Pen, este apenas poderá utilizar a anterior geração da caneta tátil, com uma latência de 26ms.
A ultima diferença entre ambos os tablets está no leitor de impressões digitais, que no Tab S7 se encontra na lateral, não podendo ser integrado no ecrã tal como no S7+.
O Galaxy Tab S7 estará disponível nas mesmas três cores do seu “irmão”, com um preço a começar nos 699 euros para a versão Wi-Fi e nos 799 euros para a versão 4G.
Pode rever o Samsung Galaxy Unpacked na integra abaixo. Siga toda a atualidade tecnológica no Life Patch.