As plataformas de chamadas de video online ganharam uma relevância especial nos últimos tempos. É inegável que durante a quarentena que estamos a atravessar as videoconferências têm sido cruciais para vários cenários: para manter empresas ativas graças ao teletrabalho, continuar com a aprendizagem dos alunos, que têm tido aulas em casa através da internet, já para não falar da vertente social que é a de aproximar amigos e família, dada a impossibilidade de estarem juntos pessoalmente.
Uma das aplicações que ganhou mais popularidade recentemente foi a Zoom, pois permite a criação de salas de reunião com várias pessoas muito facilmente. O Facebook, como gigante que é, não ficou alheio ao sucesso do Zoom e para o combater vai lançar o Messenger Rooms.
O Rooms permitirá criar chamadas de video em grupo com até 50 participantes ao mesmo tempo, nas quais qualquer pessoa pode entrar. Isto significa que não é necessário que os participantes possuam uma conta nem no Facebook nem no próprio Messenger, nem mesmo nenhuma destas apps instalada. Apenas o anfitrião da sala tem a obrigatoriedade de ter conta nesta rede social, de forma a iniciar e a controlar a reunião durante o decorrer da mesma.

Cada reunião terá um link de acesso único e especifico, link esse que o host pode partilhar de várias formas: desde colocá-lo no seu feed do Facebook, enviar o mesmo por mensagem escrita, WhatsApp, Telegram, ou seja, da mesma forma que enviaria um link para qualquer website existente. Aos participantes basta clicar e aceder à reunião através do browser, dado que o link fica sempre ativo até que a reunião termine, ou seja, as pessoas podem entrar e sair a qualquer momento.
O anfitrião tem o controlo total da videoconferência: pode bloquear a mesma para impedir a entrada de novos participantes, expulsar alguém se assim o desejar, e acabar com a reunião em qualquer altura. De referir que os fundos das salas são personalizáveis, à semelhança daquilo que acontece no Zoom, e existem filtros que cada participante pode utilizar para personalizar a sua aparência. Importa também salientar que não existe limite máximo de duração para as videoconferências no Rooms.
Durante esta semana o Messenger Rooms será lançado em alguns países, prevendo-se o alargamento aos restantes nas semanas seguintes. O Life Patch vai ficar atento à disponibilização desta ferramenta em Portugal.