Facebook irá avisar quando partilhar noticias antigas

82 0
facebook
sapmogo-mobile-2.gif

O combate às fake news está na ordem do dia, principalmente no Facebook. A pandemia de COVID-19 veio provar ao mundo que algo precisava de ser feito no sentido de evitar a propagação quer de noticias falsas, quer de noticias verdadeiras mas já antigas, noticias essas que quando partilhadas de forma datada e fora do contexto levavam a interpretações incorretas e consequente desinformação.

O Facebook, como máquina de propagação de conteúdos sem igual, sofre constantemente de situações deste género. Mas agora esta rede social vai implementar um novo e mais agressivo meio de combate às fake news.

facebook

Está já em teste uma funcionalidade que avisará os utilizadores quando tentarem partilhar um conteúdo noticioso com mais de 3 meses. Desta forma, quem pretender efetuar a partilha deparar-se-á com um aviso e dessa forma será chamado à atenção no sentido de verificar se a publicação se adequa ao pretendido, se mantém a validade e também a veracidade. Resumindo, se será útil para a comunidade.

Numa primeira fase apenas um grupo restrito de utilizadores terá acesso a esta nova ferramenta, no sentido de testar uma possível implementação total e futura da mesma. O Facebook referiu também que está a implementar outras formas de combater as fake news, principalmente no que ao contexto do COVID-19 diz respeito.

O Life Patch vai permanecer atento a este assunto de forma a trazer futuras novidades em primeira mão.

Pedro Alves

Pedro Alves

Entusiasta por tecnologia, está sempre em busca de nova informação. Amante de animais, da Lego e de Fórmula 1. Conduzir ao som de uma boa banda sonora faz parte dos seus momentos de descompressão.

Deixe uma resposta