Exynos 1080 anunciado! Primeiro SoC de 5nm da Samsung

269 0
Exynos 1080
sapmogo-mobile-2.gif

A Samsung anunciou esta quinta-feira o seu novo processador Exynos 1080. O novo System-on-Chip (SoC) da gigante tecnológica será o sucessor do Exynos 980, devendo como tal equipar um grande número de smartphones de gama-média da Samsung.

O Exynos 1080 representa algumas estreias para a empresa sul-coreana. Este chipset será o primeiro da Samsung a chegar ao mercado com uma microarquitetura 5nm EUV FinFET, semelhante ao que podemos encontrar nos novos processadores da Apple e da Huawei, o A14 Bionic e o Kirin 9000, respetivamente.

Para além disto, este será também o primeiro processador de 5nm a incluir núcleos ARM Cortex-A78 de alta performance. De forma mais precisa, o novo Exynos possui um prime core com uma frequência de 2.8Ghz e mais três núcleos a 2.6GHz. Sendo um processador octa-core que recorre à tecnologia big.LITTLE, temos ainda quatro núcleos Cortex-A55 de baixo consumo, com uma frequência de 2.00GHz.

O novo SoC da Samsung recorrerá à Mali-G78 MP10 para levar a cabo o processamento gráfico e terá integrado um modem 5G com acesso a frequências Sub-6GHz e mmWave, bem como ligações Cat.18 LTE. Como esperado, este sistema tem ainda suporte para Bluetooth 5.2, Rádio FM e Wi-Fi.

Para além de poder de processamento e capacidades de conexão, o Exynos 1080 está preparado para ser emparelhado com hardware de grande qualidade. No capítulo fotográfico, este processador pode suportar sensores únicos de câmara de até 200MP ou duplos sensores de 32MP, com suporte para vídeo em 4K a 60fps.

Qualquer smartphone com este processador gama-média poderá ser equipado com memória RAM LPDDR4X ou LPDDR5, bem como armazenamento UFS 3.1. Uma novidade agradável é o suporte para telas WQDH+ com taxa de atualização de 90Hz ou, como opção, Full HD+ a 144Hz.

Os primeiros smartphones a serem equipados pelo Exynos 1080 chegarão ao mercado em 2021 e, tal como no caso do Exynos 980, serão estreados primeiramente pela Vivo. Esta será a primeira experiência da Samsung com a nova microarquitetura de 5nm e ajudará a preparar o novo Exynos topo de gama que equipará os novos Galaxy S21.

Siga toda a atualidade tecnológica no Life Patch através das redes sociais.


Fonte: GSM Arena; Samsung.

Eduardo Silva

Eduardo Silva

Jurista, Advogado e Tech Blogger, com gosto infinito por tecnologia e automobilismo. Comummente encontrado também em festivais de música na zona Norte de Portugal.

Deixe uma resposta