Nesta segunda-feira 8 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher, data histórica muito importante ao redor do mundo, e o Google, como de costume, não ficou de fora e publicou um Doodle com uma série de novidades na história da mulher, homenageando muitas pioneiras que abriram portas e pavimentaram o caminho para as gerações de mulheres ao redor do mundo.
Como o Dia Internacional da Mulher coincide com o Mês da História da Mulher, a gigante das Buscas resolveu celebrar a história feminina com um vídeo de 41 segundos onde destaca as mulheres do passado, presente e futuro – apesar de curto, o clipe traz uma mensagem bastante poderosa e destaca algumas das mulheres que fizeram história.
O Doodle foi ilustrado por Helene Leroux, que criou se inspirou na sua própria avó para desenvolver as imagens que adornam as páginas iniciais globais do Google. De acordo com a animadora:
“O tema “Mulheres Pioneiras” ressoou especialmente em mim. Minha bisavó (com quem eu me lembro de desenhar quando era criança) era uma artista incrível, mas ela nunca teve permissão de seguir a arte profissionalmente.
Acabei me tornando a primeira mulher em minha família a seguir os estudos de arte e a criar uma profissão a partir do desenho. Eu gostaria que ela pudesse ter tido a mesma oportunidade naquela época! Na verdade, eu peguei uma cena da minha profissão como animadora no vídeo. Quando comecei, era um campo dominado por homens, e estou orgulhosa de ver tantas animadoras e diretoras agora.“
Wallpapers, apps e mais

Além do vídeo, o Google também está a oferecer uma série de wallpapers exclusivos para dispositivos Pixel no recente Pixel Feature Drop de março de 2021. Utilizadores podem adornar seus telemóveis ara ajudar a celebrar o Dia Internacional da Mulher ao usar as imagens.
Na Google Play Store também é possível encontrar uma seção especial dedicada às mulheres desenvolvedoras, criadoras de conteúdo e romperas de limites nas apps, em conteúdo escrito e também em filmes.
Sabemos que esta celebração pode não resolver muitos dos problemas ao redor do mundo envolvendo mulheres e a falta de oportunidades ou preconceitos e dificuldade que as mesmas passam, mas comemorar é não deixar passar em branco um marco tão importante para a história feminina.